No momento em que a sociedade mais precisa de cuidados, a Unesc entrega mais uma turma de profissionais da saúde preparados para fazer a diferença. Colaram grau de forma virtual na noite desta quinta-feira (8/7) 13 novos enfermeiros formados pelo ensino de excelência da Unesc. A cerimônia foi presidida pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, colega de profissão dos mais novos graduados.
Orgulhosa ao outorgar o grau de cada um dos acadêmicos, a reitora fez questão de destacar a excelência no ensino que os formou e agradecer a escolha pela Unesc. Conforme Luciane, a Instituição é referência em ensino, pesquisa e extensão e tem na saúde um dos seus grandes alicerces, o que lhe dá a segurança de que, nesta noite de comemoração, oferece à sociedade profissionais preparados e que buscarão oferecer sempre o melhor. “Desejo e confio que vocês serão enfermeiros e enfermeiras que potencializarão vidas porque entendem que o processo de saúde-doença não é algo linear e, sim, algo que envolve o projeto de felicidade de cada um. Inspirem-se na vida, na virtude, na potencialidade dessa incrível profissão”, apontou.
Escolhida para falar em nome da turma, a oradora Beatriz da Silva Custódio destacou em seu discurso algumas das lutas enfrentadas por cada um dos formandos ao longo de cinco anos de batalhas em busca da formação. “Algumas de nós se tornaram mães nesta trajetória. Outras já eram mães e conciliaram os estudos. Alguns tiveram que morar longe da família para estudar. Outros já trabalhavam na área da saúde e temos até os que, mesmo em pandemia, viraram empreendedores. Agora, vamos lá, enfermeiros e enfermeiras, agarrar as oportunidades com unhas e dentes. A sociedade implora e precisa de nós principalmente nesse momento de dificuldades”, destacou em meio aos relatos e agradecimentos da noite especial.
Zoraide Rocha, paraninfa da turma, também deixou suas palavras emocionadas aos afilhados. Entre os desejos, a professora pediu que os novos profissionais jamais deixem de estudar e sejam eternos aprendizes. “Como profissionais trabalhem com garra, acolham com carinho, nutram com paixão, empatia. Apliquem o ouvir qualificado. Cuidem dos seus pacientes como gostariam de ser cuidados. Não percam a sensibilidade e o respeito. Sejam humildes. Lutem pelo desenvolvimento social e coletivo. Sejam os melhores e façam o melhor”, declarou.
Na oportunidade o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren) entregou simbolicamente o certificado de reconhecimento de destaque acadêmico ao formando Alessander Possoli.
Acompanharam ainda a cerimônia na mesa de honra virtual a patronesse das turmas, Paula Zugno; a professora homenageada Maria Tereza Brasil Zanini; a coordenadora do curso de Enfermagem, Ioná Bez Birollo e o conselheiro representante do Coren, Cláudio Alex Cipriano.