Desativado há mais de 15 anos, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Araranguá, voltou às atividades na cidade das avenidas. Nesta quarta-feira (30/6), o prefeito Cesar Cesa empossou os conselheiros titulares e suplentes que representarão os segmentos do Trade Turístico, entre eles, a diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza e o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Instituição, Diogo Pereira Morais, ambos representando a Unesc.
Com o objetivo de orientar e promover o turismo do município, em conjunto com o Departamento de Turismo de Araranguá, Governo Municipal e Sociedade Civil, a Unesc Araranguá ocupará a posição representando as instituições de ensino no conselho. “Somos uma Universidade que veio para construir uma história no Vale do Araranguá. Nos sentimos muito honrados em fazer parte deste projeto e asseguramos que temos muito a contribuir com o município com a nossa expertise e gama de profissionais qualificados”, enalteceu a diretora da Unesc Araranguá.
A cidade, que já é conhecida nacionalmente pelo rochoso Morro dos Conventos, é repleta de potencialidades turísticas. O primeiro desafio do Conselho será desenvolver o novo Plano Municipal de Turismo, que norteará ações para colocar Araranguá novamente no cenário do turismo brasileiro.
Dentro do Núcleo de Empreendedorismo, a Unesc Araranguá já possui o Empreende Turismo, ação que vem contribuindo com o desenvolvimento de toda região do Extremo Sul catarinense. “Araranguá é uma região belíssima e cheia de potencialidades. Precisamos fortalecer e difundir o turismo, seja ele de negócios, ecoturismo, ou outras fontes. O nosso objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico por meio dos atrativos turísticos”, explica Moraes.
Compete também ao Conselho Municipal de Turismo definir as prioridades da política municipal de turismo, estabelecer diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo, aprovar a Política Municipal de Turismo, além de propor critérios para programação e auxiliar o Departamento de Turismo, na fiscalização do Fundo Municipal de Turismo, a movimentação e aplicação dos recursos, acompanhar, avaliar e fiscalizar as atividades turísticas desenvolvidas no Município, além de promover, junto às entidades de classe, campanhas no sentido de se incrementar o turismo no Município.
”Os conselheiros estarão envolvidos diretamente no processo do desenvolvimento do Turismo de Araranguá, em parceria com a Administração. Isto trará um resultado muito positivo já a médio prazo. A curto prazo, este Conselho já nos enche de entusiasmo”, explicou o Diretor de Turismo, Antenor da Silva.