Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Galeria de fotos

Rumo a novas realizações: Luciane Bisognin Ceretta e Daniel Preve assumem gestão da Unesc por mais quatro anos

Sessão Solene de posse foi realizada de forma híbrida e transmitida pelo Youtube no canal da Unesc TV (Fotos: Maykol Cardoso/ Mayara Cardoso)

O processo eleitoral histórico vivenciado pela Unesc no dia 10 de junho de 2021 culminou, na noite desta quarta-feira (30/6), na posse oficial da reitora Luciane Bisognin Ceretta e do vice-reitor Daniel Ribeiro Preve para mais quatro anos de desafios e superações à frente da Universidade. Foram 8.786 votos, 97% dos votos válidos, em uma eleição com recorde de aprovação e ainda mais compromissos firmados para o futuro da maior instituição comunitária de ensino da região.

Ao longo de 53 anos de história, são mais de 36 mil pessoas que, no campus da Unesc, adquiriram conhecimento e definiram novos rumos para as suas histórias. A responsabilidade de comandar tamanha Instituição é grande, à altura do poder que ela tem na transformação de vidas. Sabendo desta missão, a reitoria da Unesc foi reconduzida ao cargo em cerimônia pública transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube a quase duas mil pessoas e comandada pelo representante do Conselho Curador da Unesc, Valcir José Zanette.

Estiveram no Auditório Ruy Hülse de forma presencial os membros do Conselho Superior de Administração da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) e do Conselho Universitário da Unesc, além do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, participantes que seguiram as normas rigorosas de biossegurança aplicadas pela Sala de Situação da Universidade. Autoridades e lideranças marcaram presença de forma virtual, caracterizando a cerimônia híbrida.

 

Honra na missão de zelar pela Universidade

Ao assumir novamente o cargo máximo da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou aos presentes a honra de trabalhar em nome de uma Instituição de tamanha credibilidade e compromisso com a comunidade. “Hoje, quatro anos depois de nossa posse para a primeira gestão, novamente nos compete a honra de trabalhar pela nossa Unesc, pela educação, pela ciência, pela valorização das pessoas, pela defesa da Universidade Comunitária e plural, pelo acesso e permanência de nossos estudantes, pelo desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural da nossa região e muito intensamente pela sustentabilidade econômica deste grande patrimônio intelectual – a nossa Universidade”, destacou.

Entre os principais projetos idealizados em 30 de junho de 2017, início exato da gestão, de acordo com Luciane, estava a sustentabilidade econômica e o fortalecimento da identidade da Universidade. “Ao longo desse tempo buscamos consolidar essa marca com tudo o que ela tem, apresenta, representa e contribui para a região. Consolidar esse território de oportunidades, além de cuidar e construir um ambiente onde as pessoas sentissem pertencimento, continuassem a sentir que estavam construindo, juntas, era o desafio, somado a muitos outros que surgiram na jornada”, pontuou.

Com a chegada da pandemia e uma nova realidade imposta sem qualquer aviso prévio, relembra a reitora, em 2020 foi o ano de cuidar da vida, das pessoas e manter a excelência acadêmica em todos os âmbitos. “Além de primar pelo ensino, pela pesquisa, pela extensão, de oportunizar um crescimento expressivo para o Colégio Unesc, implantamos a Escola Técnica de Qualificação Profissional, avançamos no Ensino a Distância e na pós lato-sensu com a parceria com a UOL EdTech. Evitamos o desemprego, investimos em tecnologia, cuidamos da vida de nossa comunidade acadêmica, seguimos com a vida acadêmica em atividade dentro dos modelos de segurança, ampliamos de modo muito significativo o diálogo com toda a comunidade acadêmica, com trabalho irretocável de toda a nossa equipe”, relembra.

 

Gestão marcada pelo diálogo

Falar em nome dos acadêmicos da Unesc, para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Douglas Leffa, é falar em nome de alunos que tem o orgulho de serem representados por uma reitoria que presa pelo diálogo. “A troca de ideias e o diálogo foram o grande diferencial uma das marcas da gestão que inicia novo ciclo hoje. Estar aberto a ouvir, refletir e, se necessário, mudar de opinião, é uma virtude de pessoas humildes e sábias. Essa filosofia implantada dá a demonstração da habilidade da gestão implementada pela nossa reitora que faz com que a Unesc seja o que é hoje”, destacou.

A superação necessária diante das turbulências vividas, para Douglas, foi possível graças à condução de uma grande liderança. “Superamos desafios, nos reinventamos em momento pandêmico, evoluímos na permanência estudantil, modernizamos o campus e fomos responsáveis por mudanças de vidas. Como diria Mahatma Gandhi, ‘grandes batalhas só são dadas a grandes guerreiros’, e temos o privilégio de termos aqui uma guerreira que nos lidera”, acrescentou orgulhoso.

 

Desafio de ir além

Ao avaliar o trabalho da gestão como excelente e salientar a parceria vitoriosa firmada entre o Município e a Universidade, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, mais uma vez colocou o serviço municipal como extensão da Unesc. “O maior desafio agora é dar continuidade a esse magnífico trabalho feito por vocês, Luciane e Daniel, que trouxeram para dentro da Universidade a magia de bem conduzir os destinos desta Instituição. Os desafios não são poucos. As dificuldades às vezes parecem ser intransponíveis, mas com toda a determinação e trabalho o resultado é esse, o sucesso”, pontuou.

Toda a cerimônia foi transmitida em tempo real pelo canal da Unesc TV no Youtube. O registro ficará disponível na página:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *