Os estudantes do curso de Serviço Social da Unesc, mostraram que já sabem o que é estar em uma universidade comunitária. No fim de maio, enquanto ocorria a 1ª Jornada Acadêmica do curso, o grupo realizou uma campanha para arrecadação de alimentos em prol da Associação Secretaria da Diversidade Única da Região Sul Catarinense (Associação SDU). O resultado desta mobilização foi entregue nesta segunda-feira (15/6).
Organizada pelos alunos, com o apoio da coordenação do curso, a Jornada Acadêmica ocorreu de forma online e debateu assuntos relacionados ao tema principal “Violências contra as Mulheres e a Atuação de Assistentes Sociais”. A Associação SDU foi fundada em dezembro de 2020 com o objetivo de prestar apoio a pessoas trans, negras, homossexuais e mulheres.
Conforme a acadêmica de Serviço Social da Unesc, Priscylla Perin, a escolha da associação veio ao encontro da temática estudada no curso de graduação. “Temos estudado matérias sobre temas como minorias, questões étnicas, feminismo, feminismo negro, a construção de família, laços afetivos, a história do Serviço Social e a visão sobre ele. Cada vez mais estamos entendendo qual o trabalho do assistente social, como ele vai contribuir para emancipar as pessoas e como vamos atender população vulnerabilizada”, afirma.