Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Semana Mundial do Brincar é comemorada com contação de histórias e atividades lúdicas no Colégio Unesc

Estudantes do Ensino Fundamental conheceram a brinquedoteca do curso de Pedagogia e a história de “Matilde” (Fotos: Milena Nandi)

Vestida de “Star vs As Forças do Mal”, a aluna do terceiro ano do Ensino Fundamental, Maria Helena Wieczorkievicz Hacker, de oito anos, se encantou com a experiência vivida nesta sexta-feira (28/5) na Biblioteca Professor Eurico Back e na Brinquedoteca do curso de Pedagogia da Unesc. “Amei tudo! Adorei a Matilde! Uma das melhores coisas do mundo é ouvir histórias e brincar”, afirma a pequena com os olhos brilhando enquanto ela e a turma se despediam da autora do livro “Matilde”, a coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, Gislene Camargo.

As atividades organizadas pela direção do Colégio Unesc, em parceria com a Biblioteca foram alusivas a Semana Mundial do Brincar, que ocorre entre 22 e 30 de maio. Os alunos do primeiro ao quinto ano do Colégio Unesc participaram de sessões de contação do livro “Matilde”. Cada sessão seguiu os protocolos de biossegurança e ocorreu de forma híbrida, ou seja, com estudantes presencialmente na biblioteca e outros acompanhando de forma virtual.

Segundo Wânia Ramos, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, a ideia foi estimular a imaginação e a criatividade das crianças, além do compartilhamento da alegria em brincar. Por isso também, todos receberam o convite para virem fantasiados nesta sexta-feira: alunos, professores e funcionários do Colégio. “O brincar, a criatividade, a imaginação, o ouvir e contar histórias é muito importante. Por meio da brincadeira, a aprendizagem acontece! Todo dia é dia de brincar e precisamos cada vez mais incentivar nossas crianças ao mundo interativo da brincadeira!”, salienta.

Após a contação da história, os alunos puderam conversar com a autora do livro infantil “Matilde” e tirar dúvidas sobre a obra e o seu processo de criação. “Olhei para um azulejo e vi a Matilde, a vaquinha de pescoço torto. Escrevi a história e ilustrei durante um período delicado de minha vida e digo que a Matilde me salvou. Cada um que lê me dá uma devolutiva. Cada um dá o seu sentido para a história, e isso é fantástico”, afirma Gislene.

Sinopse de “Matilde”

O livro, lançado pela Editora Unesc em 2020 também em forma de e-book, conta a infância de uma vaquinha com o pescoço torto. Matilde nasceu e desde então não desgrudava da sua mãe, sempre mamando. Quando não cabia mais embaixo da mãe, perceberam que ela tinha o pescoço torto e até diziam que ela vivia no mundo da lua. Mas Matilde via o mundo de outra perspectiva e pode usar a imaginação e criar histórias incríveis. Os animais que moravam no mesmo sítio de Matilde, decidiram se reunir para pensar na maneira que Matilde iria se alimentar, sendo que o seu pescoço não virava para baixo, como iria comer a grama? E Matilde mostrou a todos que sabia se virar muito bem.

O livro está disponível para comprar no link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *