Os mais de 50 monitores que atuam diariamente no campus da Unesc estão recebendo atenção especial por parte da Universidade. Eles, que exercem a função primordial de prezar pelas normas de biossegurança definidas pela Sala de Situação Unesc e atendem a comunidade interna e externa, participam de ação promovida a partir de uma união de esforços entre setores da Instituição.
Com a execução do programa Acolher, a ação envolve a Diretoria de Ensino de Graduação, o Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), a Sala de Situação, a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade e o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), além da própria gestão da Universidade. A intenção é cuidar da saúde mental dos colaboradores, realizar momentos de escuta, qualificação e incentivo ao protagonismo profissional de cada um.
O movimento integra ainda o programa “(HA)Gente de Cultura de Paz”, iniciado em 2019 e agrega demandas levantadas entre os próprios monitores em pesquisa promovida pela Diretoria de Ensino em forma de escuta dos próprios monitores.
Integram a equipe que atua diretamente nos encontros semanais da iniciativa as psicólogas residentes Lauriane Pizzoni e Beatriz Dieke Moreira, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Universidade, e as acadêmicas da disciplina de Psicologia Social, Sarah Dagostin Ferraz, Marluci Comim Colombo, Ana Carolina Costa Ronsani e Maria de Jesus Barros Nali.
As atividades foram iniciadas na última semana e seguem até a primeira quinzena de junho.