Compreender o conceito de sociedade, política e Estado em articulação com as políticas públicas desenvolvidas no âmbito da Educação Física é um dos objetivos do 2º Seminário As Políticas Públicas e a Educação Física: Entre o que temos e o que podemos!, que ocorreu nesta quarta-feira (19/5). O evento virtual, organizado pelos acadêmicos da oitava fase do curso de Licenciatura em Educação Física, contou com a participação de profissionais, professores e acadêmicos da área.
O seminário foi organizado dentro da disciplina de Políticas Públicas e Educação, ministrada pela professora Ana Lúcia Cardoso e teve a mediação do coordenador adjunto do curso, Bruno Dandolini Colombo. O encontro ainda trouxe oportunidades de reflexão entre o que se tem e o que se pode acerca da Educação Física e as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas nas esferas municipal, estadual e federal.
O evento teve como convidados o professor e autor do livro Miséria do Esporte, Nilso Ouriques; o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e responsável por diversas produções acerca dos movimentos sociais e políticas públicas, Paulo Ricardo do Canto Capela; o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com experiência em gestão de políticas públicas, Carlos Augusto Euzébio e o mestrando em Educação da Unesc e egresso do curso de Educação Física, Wagner Nunes Miguel.
Para o mediador do seminário, a fala dos palestrantes promoveu reflexão acerca da importância das políticas públicas na garantia do acesso as inúmeras práticas corporais.