Os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 para professores, estudantes e todo o sistema educacional serão debatidos no 1º Encontro de Trabalho do Laboratório de Reflexão e Ação na Formação Docente, que congrega instituições de ensino brasileiras e portuguesas e tem a Unesc como membro. O evento virtual, que ocorrerá de 12 a 16 de junho, busca criar, através de trabalhos de investigação coletiva, contribuições para os desafios atuais da educação em tempos de distanciamentos social para países com distintas realidades, como Portugal e Brasil.
“Novo tempo na educação? Como? O futuro é já aqui!” é a temática proposta para os debates, que ocorrerão em quatro oficinas sobre Educação, centradas em dimensões que se interligam: formação docente, avaliação, comunidades educadoras e identidades e currículos e práticas pedagógicas. Além disso, haverá uma roda de conversa onde se debaterá o trabalho colaborativo produzido em cada oficina.
A Unesc participa do seminário nas comissões organizadora e científica e é representada pela pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc, Graziela Giacomazzo. A professora da Universidade faz parte do Laboratório de Reflexão e Ação na Formação Docente. “Participar do Laboratório, que reúne um grupo de docentes, estudantes de cursos de formação de professores e pesquisadores de distintas instituições de Portugal e do Brasil, possibilita vivenciar experiências internacionais entre dois países com muitas histórias, especialmente sobre a formação de professores”, afirma a docente da Unesc.
O evento é aberto para professores da educação básica ao ensino superior, estudantes de cursos de Licenciatura e todas as pessoas comprometidas com uma visão de educação transformadora, inclusiva, crítica e criativa.