A parceria entre o Criciúma Esporte Clube e a Unesc vai muito além da marca da Universidade estampando a camisa tricolor. Nesta quinta-feira (13/5) mais uma atividade proposta pela união das duas grandes marcas foi realizada. Ao longo da tarde, as atletas do time feminino receberam acadêmicas do curso de Psicologia para o segundo atendimento do projeto que deve acompanhar o grupo ao longo de todo o ano. Em encontros realizados no próprio alojamento do clube, as acadêmicas da 9ª fase Maria Antônia Denski Grings e Kaciely da Silva Martins promoverão semanalmente momentos de reflexão, autoconhecimento e autocuidado de forma coletiva.
A ideia, conforme Maria Antônia, é propor atividades que envolvam as atletas para o olhar introspectivo e fortalecimento enquanto equipe. “Elas vivem também uma rotina intensa, com pressão, muitas conciliando os estudos ou longe das famílias, e tudo isso pode causar uma sobrecarga. Queremos oferecer momentos diferentes de cuidado pessoal e, ao olharem para dentro, também poderão se fortalecer enquanto grupo”, explica.
Atividades e dinâmicas que envolvam a equipe por completo, de acordo com Kaciely, proporcionarão momentos produtivos e engrandecedores fora de campo. “O cuidado pessoal e as dinâmicas em conjunto também poderão colaborar com a sintonia entre elas e o desempenho dentro das quatro linhas”, acrescenta a acadêmica, que explicou para as atletas a importância da manifestação dos sentimentos e aceitação de cada um deles.
Ao fim do encontro, a atleta Emily Gabriela Felix de Almeida, de 19 anos, fez questão de conversar e trocar ideias com as acadêmicas. Ela, que há quatro anos saiu de São Paulo para vir morar em Criciúma e integrar a equipe feminina do clube, agradece a oportunidade de vivenciar momentos de autocuidado com a saúde mental. “Nós temos nossos problemas, vivemos longe da família e, desta forma, vejo como muito importante esse atendimento. Elas tiram nossas dúvidas e vejo que, não só para mim, mas para todas, vai ser algo muito bom”, aponta.
Com uma personalidade considerada forte, Emily foi acolhida pelas acadêmicas e já descobriu os benefícios do atendimento. “Seja escutando uma música, escrevendo ou descarregando na bola, se isso aliviar o teu sentimento, é válido. É importante não alimentar essas angústias e dúvidas, compartilhar o que sente e não se sentir pior ou fraca por isso. Todos passam por momentos difíceis e aqueles que admitem e falam sobre isso são corajosos”, acrescentou Kaciely.
Unesc + Criciúma Esporte Clube
A parceria entre a Universidade e o clube da cidade envolve inúmeros serviços oferecidos com a expertise da Instituição Comunitária em prol do Clube e de seus atletas. Entre os atendimentos ofertados estão serviços de odontologia, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, educação física e medicina aos atletas das categorias de base masculino e feminino e todo o time.