Oficializada há quase três meses, a parceria entre Criciúma Esporte Clube e Unesc está gerando frutos para as duas partes. “Está indo muito bem, temos colhido informações de todos os cursos que participam, são vários cursos, e todos com relatos extremamente significantes”, enalteceu o coordenador do curso de Educação Física da universidade, professor doutor Joni Márcio de Farias.
Em entrevista à Unesc Rádio e Unesc TV no programa Nossa Unesc desta quarta-feira (12), Joni elencou as diversas atividades que alguns dos cursos estão praticando no dia a dia do Criciúma.
“No curso de Odontologia, estamos atendendo todos os atletas das categorias de base nas clínicas, já foram cinco dias de atendimento, praticamente todos os atletas”, contou. “O retorno pessoal dos atletas é muito bacana, tanto que alguns pediram até para fazer clareamento, estética, o que a clínica também faz, mas nesse momento estamos focando na saúde bucal por dois fatores, isso interfere no rendimento físico e para que o clube tenha a continuidade do certificado de clube formador”, detalhou.
A Fisioterapia também está presente. “A Fisioterapia tem duas atividades, com estágios, e tem o residente também. O residente atua no CT, auxilia o fisioterapeuta do clube no atendimento dos profissionais e categorias de base”, referiu. “Temos dois estagiários auxiliando no clube e outros apoiando o futebol feminino em uma clínica de Fisioterapia no clube”, emendou.
Futuros nutricionistas em formação pela Unesc também fazem parte da parceria com o Tigre. “O curso de Nutrição tem atendimento com residentes no clube, estão ajudando o nutricionista do clube e cuidando das categorias de base, assim como também temos os estágios obrigatórios e não obrigatórios ajudando na base, na nutrição”, relatou o professor Joni.
Há, ainda, o pessoal da Enfermagem integrado ao projeto. “A Enfermagem, temos uma residente que participa da rotina e também da ambulância do clube nos dias de jogos, e ela cuida de toda a administração de medicamentos, que o clube precisa”, sublinhou o professor. “A Farmácia está estruturando, a Psicologia temos uma residente da área, do nosso programa de residência, no clube, auxiliando a psicóloga do clube no atendimento às categorias de base, faz tanto atividades individuais como em grupo”, destacou.
Para Joni Márcio, “não tem laboratório melhor que o Criciúma, onde trabalhamos da iniciação até o profissional”. Palestras também são oferecidas aos atletas, com toda a expertise da universidade. “Tem palestras. Todo o curso, além da atividade na Unesc ou no clube, tem as palestras, tivemos uma sobre trauma bucal que interfere no rendimento, a gente vê que cada vez mais tem batidas, é algo bastante interessante”, finalizou.
Na próxima semana, o professor Joni voltará ao Nossa Unesc para relatar as atividades de outros cursos que também estão envolvidos na parceria. Ouça a entrevista no podcast: