Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Arte e Cultura

Trabalhos passam para fase de avaliação na 4° Coletiva de Artistas do Sul

Projeto contou com 54 trabalhos inscritos na edição 2021 (Foto: Arquivo)

Já estão em fase de avaliação os 54 trabalhos inscritos na 4ª Coletiva de Artistas do Sul. As inscrições, finalizadas na última sexta-feira (7/5), envolveram artistas de 16 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). O projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e pela Unesc, que objetiva realizar exposição coletiva de dez trabalhos selecionados no Espaço Cultural “Toque de Arte” Unesc, com o tema Patrimônio Cultural Catarinense.

Para Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor Arte e Cultura da Universidade, atuar com projetos culturais faz parte da política institucional, de extensão e de cultura da Universidade. “Questões que têm a ver com perceber e acolher o entorno visando oportunizar os fazedores de cultura, qualificando o vasto campo cultural e também turístico da região”, destaca.

Conforme a coordenadora, ao findar o período de inscrições, já com a comissão de avaliação e curadoria definida, os projetos passam a ser avaliados para a escolha de dez que irão compor a exposição coletiva.

O resultado, para a diretora de Extensão de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, já é considerado sucesso, tamanha repercussão nas inscrições. “Estamos muito felizes com o andamento do projeto desenvolvido pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc que visa o fortalecimento da arte, da cultura e das ações extensionistas. Ao mesmo tempo em que incentiva e valoriza os artistas da região, disponibilizará suas obras no Acervo Artístico e Cultural da instituição. É uma honra ressaltarmos a significância da cultura em nossas vidas, ainda mais em tempos como estes, pelos quais estamos passando em pandemia”, destaca.

As propostas artísticas selecionadas serão divulgadas no site da IV Coletiva de Artistas do Sul no dia 14 de maio de 2021.

 

Comissão de Avaliação:

Fernando Boppré (Florianópolis/Chapecó) Santa Catarina

Fernando Boppré é curador e escritor, nascido em Florianópolis, atualmente vive e trabalha em Chapecó, livreiro da Humana Sebo e Livraria e coordenador editorial da Editora Humana. Mestre em História Cultural (UFSC), dirigiu o filme “Pequenos Desencontros”. Autor do livro de poemas “Poço Certo” (Caiaponte Edições, 2020). Foi diretor do Museu Hassis, presidente do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (FUNCINE) e Chefe de Serviço do Museu Victor Meirelles, do Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura. Foi professor da escola pública básica municipal e estadual, além de professor de Museologia da Universidade Barriga Verde. Realizou como curador mais de 50 exposições nos últimos quinze anos.

 

Kauê Mateus Bellettini – Praia Grande – Santa Catarina

Possui Graduação em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2018). Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior e Arte Educação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (2019). Atua capacitando professores das redes públicas estaduais e municipais através de palestras sobre as linguagens da arte. É produtor de eventos teatrais e musicais. Atualmente é Secretário Municipal de Cultura de Praia Grande – SC.  Tem experiência nas linguagens Artísticas, com ênfase em música e teatro.

 

Nome: Mikael Miziescki – Morro Grande – Santa Catarina

É professor licenciado em Artes Visuais (2015 – UNESC), especialista em Teoria e História da Arte (2018 – UNESC) e mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade (2021 – UNIVILLE). É Coordenador do Grupo de Trabalho da Cultura do Geoparque Aspirante UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul (2021-atual). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Ensino da Arte, Artes Visuais e História da Arte. É criador do projeto Morro Grande em Arte (2014-atual) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Dário Crepaldi, no extremo sul catarinense. Foi vencedor do prêmio Educador Nota 10, promovido pelas Fundações Victor Civita e Roberto Marinho (e parceiros), como um dos dez melhores professores do Brasil e o “Morro Grande em Arte” como uma das dez melhores pesquisas da educação brasileira em 2018. Foi semifinalista do XIX Prêmio Arte na Escola Cidadã, promovido pelo Instituto Arte na Escola em setembro de 2018.

O projeto tem como patrocinadores Giassi Supermercados, Bistek Supermercados, Construtora Locks e Anjo Tintas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *