Os trabalhos do Dia da Extensão iniciaram na manhã desta segunda-feira (3/5) na Unesc. Em 2021 a data, comemorada em 2 de maio, é ainda mais especial, e reverencia os 100 anos de nascimento do educador Paulo Freire. Para celebrar, a Universidade realizará ao longo desta segunda-feira, encontros virtuais envolvendo gestores, professores e estudantes da Unesc e lideranças comunitárias e participantes dos projetos de extensão.
A programação seguiu às 14 horas, com um diálogo sobre a inclusão da extensão no currículo acadêmico. Às 19 horas, haverá o lançamento do Programa de Extensão Território Paulo Freire 2, com a palestra “Extensão Universitária e o Currículo: Reflexões sobre a Articulação com o Ensino e a Pesquisa”, com a professora doutora Sônia Regina Mendes dos Santos. O evento terá transmissão ao vivo da Unesc TV (acesso pelo link).
Na abertura da programação, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, acolheu os participantes da mesa redonda virtual e salientou que o encontro era uma importante oportunidade para celebrar o centenário de Paulo Freire e refletir sobre a importância das ações e atividades na comunidade. A extensão, pela qual somos apaixonados, possibilita a formação de um profissional cidadão, com um olhar ampliado e que consegue produzir um conhecimento para a superação das desigualdades sociais. A extensão propicia a troca de saberes acadêmico e popular, para mudar a realidade. A educação é libertadora e um meio pelo qual conseguimos diminuir as desigualdades entre as pessoas.
No primeiro evento do Dia da Extensão, dois professores de cada área do conhecimento apresentaram projetos dos quais são coordenadores. Na área de Ciências Sociais Aplicadas, os professores Abel de Souza e Andréia Citadin falaram sobre as iniciativas de extensão que coordenam. Os professores Ana Cláudia Barbosa e Mário Guadagnin, representaram os cursos de Ciências, Engenharias e Tecnologias da Unesc. Os projetos desenvolvidos por cursos da área de Humanidades, Ciências e Educação foram representados pelas professoras Katiúscia de Oliveira e Miriam da Conceição. Já as professoras Paula Zugno e Fabiane Fabris apresentaram projetos que coordenam na área de Ciências da Saúde.
Após as apresentações, a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias propôs perguntas norteadoras do diálogo entre coordenadores dos projetos e participantes.
No período vespertino, foi a vez de professores dos diversos cursos da Universidade apresentarem como estão se organizando e as estratégias para a curricularização da extensão. A professora Rosimari de Oliveira Duarte, falou da experiência do curso de Medicina e a professora Ariete Minetto, das iniciativas do curso de Fisioterapia. Já a professora Marta Hoffmann apresentou aos presentes as experiências do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, assim como a professora Aline Savi, socializou as iniciativas de Arquitetura e Urbanismo.
De Engenharia Civil, a apresentação dos projetos para a curricularização da extensão foi realizada pela professora Elaine Pavei Antunes. Pelo curso de Pedagogia, a professora Gislene Camargo compartilhou as iniciativas, assim como a professora Fabiane Ferraz, pelo curso de Enfermagem.