Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Sul de Santa Catarina segue em retomada econômica com números positivos na geração de empregos

Indústria da Transformação lidera a criação e ocupação dos novos postos com 46% dos trabalhos formais (Foto: Arquivo)

A empregabilidade no Sul de Santa Catarina teve bons números nos primeiros três meses de 2021, dando continuidade à retomada da economia. Na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), o município de Criciúma teve a maior geração de novos postos de trabalho, 2.194. Os números colocam a cidade do carvão na 8ª posição do ranking estadual. Os dados são compilados pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc.

O padrão da Amrec se repete nas outras regiões do Sul, com o maior e mais numeroso dos municípios sendo o principal responsável pela geração de empregos. Na Associação dos Municípios   Região de Laguna (Amurel), Tubarão criou 1.734 e na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Araranguá teve saldo de 965.

Com 46% da criação de novas vagas, o setor da Indústria da Transformação é o que mais contribuiu para a retomada, seguido do Comércio com 10%. Em sequência, Transporte, Saúde, Atividades Administrativas e Educação compõem os maiores dados. 

Dos novos trabalhadores formais do mercado, 66% têm Ensino Médio completo e 10,5% não concluíram a última fase escolar. Enquanto 7,2% têm diploma Ensino Superior, abaixo da média nacional de 21%.


O cenário positivo na criação de empregos se repete para todo o Estado, com o Norte e o Oeste catarinense pontuando entre os principais geradores. Joinville e Blumenau foram os maiores responsáveis em Santa Catarina, com 8.455 e 7.166 respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *