O roteiro de visitas da Unesc, liderado pelo coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira, consolidou parcerias e prospectou contribuições futuras aos municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera). Representando a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, Dorvanil cumpriu agenda nos 12 associados da região, em diálogo com prefeitos e vices. As visitas cessaram nesta semana, com idas aos paços de Criciúma e Treviso.
A iniciativa teve o objetivo de consolidar ainda mais os laços entre a Universidade e as lideranças do poder público. O resultado foi o início de parcerias que vão levar soluções à sociedade Sul catarinense e contribuir para o desenvolvimento. “Consolidamos conquistas em nome das comunidades dos municípios de Nova Veneza, com um projeto de sinalização urbana voltada ao turismo; de Urussanga, para onde levaremos projetos e cursos de Extensão, e Rincão, onde será desenvolvido um estudo de viabilidade estrutural para uma importante obra do município”, contou Dorvanil.
Também há outras parcerias prontas para serem oficializadas. A Universidade dialoga com lideranças do poder público para iniciar trabalhos voltados a questões turísticas e socioambientais, de macrozoneamento, de desenvolvimento, para captação de recursos e até a construção de estratégias para a atração de novos negócios e fomento ao empreendedorismo. “Esta agenda, que seguirá, reafirma que a Universidade e a Sala dos Municípios estão à disposição para contribuir com o desenvolvimento e a entrega de soluções sociais, por meio das vastas possibilidades que a Unesc oferece”, enalteceu Dorvanil.
A agenda se estenderá agora aos municípios da Amrec (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense). Posteriormente, o representante da Universidade estudará a possibilidade de diálogos com lideranças da Amurel (Associação Municípios Região de Laguna).
Sala dos Municípios
Um tradicional e reconhecido espaço da Universidade, a Sala trabalha em prol do Sul de Santa Catarina. Sua criação tem o propósito de fomentar a inovação, captação de recursos, implementação de iniciativas e monitoramento de projetos. O resultado da atuação é percebido em avanços no desenvolvimento local e regional.