Foi no fim de tarde de tirar o fôlego desta quinta-feira (8/4), com um lindo pôr do sol e clima fresco de outono, que a Unesc inaugurou o Núcleo Jurídico Prof. Me. João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior. Em uma cerimônia reservada para membros da gestão, alguns poucos colegas e alunos que representaram a legião de fãs do professor, o evento de inauguração contou também com a presença virtual de familiares do homenageado.
O evento foi realizado como forma de homenagem ao ex-procurador jurídico, coordenador do curso de Direito, professor e grande amigo de todos, falecido há duas semanas em decorrência da Covid-19, e intensamente envolvido na preparação do espaço voltado a alunos e professores para o dia a dia da prática do saber jurídico.
Nas palavras da reitora, o colega foi muito mais que procurador jurídico, coordenador de curso ou professor, foi um grande e fiel amigo para todas as horas, especialmente no enfrentamento das mais diferentes adversidades nos últimos meses. “Não vou chamá-lo de professor João e nem me utilizarei de formalidades outras para tratar de um amigo, colega, parceiro, um sujeito de um cabedal de conhecimento institucionais que agora seguramente nos fará e já faz imensa falta”, disse.
A placa que leva não só o nome, mas o rosto do professor e palavras de homenagens dos seus alunos, conforme a reitora, faz parte de uma mínima homenagem diante de tamanho merecimento do colega querido que se despediu tendo dedicado seus últimos 20 anos de vida à Universidade. “Hoje não temos a presença física da pessoa protetora, parceira, solidária, responsável, dedicada e competente, mas que certamente está com todos nós de onde está”, acrescentou.
Para os alunos, que usufruirão do espaço que leva o nome do querido professor, conforme o presidente do Centro Acadêmico de Direito Benedito Narciso da Rocha, Jefferson Gonçalves Martins, será uma honra levar adiante seu legado. “Este é um momento muito difícil no qual todos nós sentimos muito pela perda do professor João. Apesar disso, é uma alegria poder manter aqui esse legado dele. Esse é um compromisso nosso”, destacou.
Vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o acadêmico do curso de Direito, Vitor Teixeira, também deixou sua fala emocionada no evento de inauguração. Conforme ele, não se tratava de um professor ou coordenador e, sim, de um conselheiro e amigo. “É muito difícil mensurar a nossa gratidão ou externá-la de outra forma que não seja honrando seu nome sempre. Ele foi um verdadeiro soldado à nossa Universidade. A minha gratidão será eterna por tudo o que fez por nós e tenho certeza de que nada apagará este sentimento. Estará pra sempre no nosso coração”, disse.
Em nome de toda a família do professor, a esposa e também professora da Unesc, Adriane Bandeira Medeiros, compartilhou palavras de agradecimento pela importante lembrança do nome do marido. “Preciso externar a gratidão da nossa família por essa linda homenagem prestada ao nosso amado João. Trata-se de uma justa reverência, pois ele nutria um imenso amor por essa instituição e certamente deixa um grande legado não só para a Universidade, mas, é claro, para a nossa família”, declarou.