O Centro de Memória e Documentação (Cedoc) da Unesc está prestes a potencializar seus serviços. Isso será possível graças a Emenda Parlamentar da Deputada Luciane Carminatti, que destinará R$ 100 mil ao projeto. A oficialização da Emenda foi feita na última semana com a entrega da proposta da deputada à reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e ao coordenador do Centro, Paulo Sérgio Osório.
A sinalização do encaminhamento dos recursos ao Cedoc, para a reitora, é motivo de alegria para a Unesc, que tem no setor um trabalho de extrema importância. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento por parte da deputada Luciane, parceira de longa data da nossa Universidade. Podemos assegurar que a equipe do Centro fará com que os recursos sejam aplicados com sabedoria de modo a lapidar ainda mais os serviços já oferecidos no espaço”, afirmou.
Para Luciane Carminatti, o sentimento é de orgulho ao acompanhar de perto o trabalho desenvolvido na Unesc e, em consequência disso, encaminhar os recursos com a certeza de que serão bem empregados. “Preciso destacar o orgulho que temos do trabalho desenvolvido pela Unesc, uma Universidade comunitária, que tem belíssimos projetos de ensino, pesquisa e extensão. É com a intenção de fortalecer essa Instituição tão importante para a comunidade que destinamos uma emenda para o Centro de Memória, responsável por todo o arquivamento e estudos, aquilo que possibilita que não se perca a memória. Queremos valorizar e incentivar que a comunidade cuide bem dessa Universidade”, destacou.
Vislumbrando grandes possibilidades a partir da modernização do setor, Paulo recebeu com entusiasmo a notícia da Emenda encaminhada pela deputada. “Esse recurso chega em um momento muito oportuno, no qual o Cedoc poderá equipar laboratórios de Documentação e Restauro e História Oral, Imagem e Som. Contaremos, a partir deste investimento, com equipamentos modernos que servirão para pesquisas internas e para a prestação de serviços à comunidade no campo do patrimônio, história, memória e identidades”, acrescenta.
O Centro de Memória e Documentação da Unesc já participou, junto à deputada de um Projeto de Lei apresentado à Secretaria de Estado da Educação para documentação escolar. Foi a partir desta oportunidade que o setor pôde mostrar suas competências e iniciar a parceria com a parlamentar.