Novas parcerias entre a prefeitura de Nova Veneza e a Unesc começaram a ser alinhadas em encontro nesta quarta-feira (24/3). A secretária de Cultura e Turismo do Município, Carolina Ghislandi Hoepers, esteve na Universidade para um encontro de aproximação e encaminhamento de ideias. Ela e o colega Leonardo Lemos da secretaria foram recebidos pela pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti e pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.
Discutir ideias, trocar informações e montar novas propostas de parceria com foco no desenvolvimento das cidades e fortalecimento de suas culturas, para Indianara, está entre os papeis da Universidade. “Foi ótimo recebê-los, ver de perto a vontade de fazer acontecer e poder pensar junto sobre as formas que a estrutura da Unesc pode colaborar para colocar em prática tantas propostas para Nova Veneza e seu fortalecimento”, afirmou.
Para Fernanda, são em conversas promissoras como a desta tarde que os laços com a região são fortalecidos e grandes ações têm início. “Hoje eles vieram buscar essa aproximação e nos apresentar uma proposta de projeto em conjunto para o resgate na história e na tradição do Município”, adianta a diretora. O encaminhamento proposto no encontro é de fazer a ligação da ideia com o Centro de Memória e Documentação (Cedoc) e com o curso de História, setores que terão a possibilidade de colaborar com o projeto.
Além desta parceria, conforme Fernanda, outras ações conjuntas ficaram no radar das equipes, como atividades com o curso de Gastronomia da Unesc e outros projetos ligados ao turismo.
A reunião que possibilitou o encontro com grandes amigos na Universidade, conforme Carolina, foi promissora. “Viemos trazer novas possibilidades de parceria em que Nova Veneza busca o conhecimento técnico da Unesc para desenvolver projetos relacionados à cultura, turismo e à gastronomia. Pudemos estreitar a parceria e vislumbrar muitas formas de aproveitar todo o conhecimento da Universidade na busca de alcançar nossos planos, nossas metas e objetivos”, acrescentou.