A Unesc é como uma cidade dentro de outra cidade. São centenas de pessoas que passam todos os dias pelos corredores do campus, sejam estudantes, professores ou colaboradores, todos em busca do seu projeto de felicidade. Grande parte desse universo é formado por mulheres, as homenageadas desta segunda-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher. A data foi celebrada na Universidade com diferentes demonstrações de afeto e incentivo para que os caminhos sejam ainda mais bem trilhados.
Em transmissão ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube colaboradoras, professoras e acadêmicas receberam, como presente da Instituição, uma tarde de crescimento pessoal, reflexão e carinho. O evento contou a palestra da psicóloga Letícia Zanini sobre “Felicidade e Inteligência para mulheres”.
Entre os grandes exemplos de liderança feminina na Unesc está, é claro, a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta. Sob seu comando está uma comunidade acadêmica de quase 15 mil pessoas e os 52 anos de história da Universidade.
Conforme Luciane, os números mostram a presença das mulheres na Instituição e representam claramente a importância delas na construção da história de sucesso da Instituição. “As mulheres são 61% do total de professores e colaboradores; 62% entre os alunos; 55% dos coordenadores de curso e adjuntos; 37% pesquisadores de nossos programas de mestrado e doutorado; 56% dos ocupantes dos cargos de gestão e 67% dos ocupantes dos cargos técnicos administrativos”, enumera Luciane, que acrescenta que é necessário lembra que a Unesc é uma instituição forte, corajosa, aguerrida, que há 52 anos se posiciona e faz a diferença no cenário que ocupa, sendo maioritariamente conduzida por mulheres.
A celebração compartilhada com as colegas da Universidade, conforme a reitora, representa uma referência as mulheres que construíram a data que se celebra no mundo inteiro como marco de luta e reivindicação por uma sociedade mais justa e igualitária.
A reflexão levantada no encontro pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, se originou em profunda reflexão compartilhada. “Mulheres são independentes, mas também inteligentes. São corajosas, mas também destemidas. Mulheres que se colocam com competência acima de tudo e não enxergam a distinção do gênero. São sabias e conscientes da sua importância para o equilíbrio das relações. Mulheres que possuem a sensibilidade para identificarem oportunidades e desenvolverem organizações e nações. Mulheres que têm o dom da vida, mas também são capazes de darem asas para o ser gerado por elas”, pontuou entre sua fala de homenagem e agradecimento às colegas.
As discussões de gênero, para a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, infelizmente ainda são muito necessárias. “Isso porque historicamente as relações entre homens e mulheres e sua inserção na sociedade foram extremamente desiguais. Apesar de todos os avanços em legislações estabelecidas para a redução dessas desigualdades, elas levam um tempo para serem efetivamente implementadas e diminuídas, pois há uma questão histórica e cultural estabelecida”, pontuou.
A mudança gradativa da realidade, conforme Indianara, é feita dia após dia, geração após geração. “Na Unesc nós temos o privilegio de ter como líder e gestora uma mulher, que nos ensina todos os dias. Nos ensina que a sensibilidade da mulher precisa andar ao lado da força e da coragem, características estas que historicamente foram consideradas masculinas e que a cada dia se torna mais evidente que fazer parte do ser mulher”, acrescenta ainda eu sua fala, na qual deseja à reitora, colega e amiga, que jamais lhe falte coragem para seguir gerindo com competência e inspirando mulheres a partir de seu exemplo.
O incentivo ao empoderamento feminino e, com isso, o fim dos preconceitos, violências e desigualdades sofridos pelas mulheres também esteve na fala do vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, que reiterou a importância histórica da data neste sentido. “A Unesc, que tem sob sua gestão como reitora, uma mulher, a primeira neste cargo, o compromisso com esses valores é potencializado, por sua missão e caráter comunitário, por suas ações institucionais e também acadêmicas de empoderamento, respeito, igualdade e dignidade às mulheres”, destaca o reitor, que ao desejar felicidades, conquistas e saúde à todas as mulheres, deseja ainda que todos os dias sejam para celebrar o dia da mulher e promover a conscientização de seus direitos.
Com as palavras e provocações da psicóloga Letícia Zanini as mais de 500 mulheres que assistiram à transmissão ao vivo, em home office ou direto de seus espaços de trabalho no campus, foram incentivadas a buscarem realizações e bem-estar, acreditando em seus potenciais acima de tudo.
Para coroar ainda mais a tarde as espectadoras foram homenageadas com músicas cantadas ao vivo por integrantes do Coral Unesc.
As canções, as falas de homenagens e a palestra podem ser conferidas na íntegra no canal da Unesc TV. Confira: