Preocupada com a segurança e a saúde de candidatos e trabalhadores de concursos, a Unesc tem adotado, durante a pandemia de Covid-19, protocolos elaborados pela equipe da Sala de Situação, composta por profissionais, professores e pesquisadores da área da saúde da Universidade. Os protocolos de biossegurança adotados preconizam as orientações do Ministério da Saúde e seguem as mesmas diretrizes que a Instituição tem adotado desde o início da pandemia, em 2020.
A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes enfatiza o cuidado da Universidade em proporcionar um ambiente seguro para todos os envolvidos nos concursos. Ela lembra que a Unesc possui um Setor de Concursos preparado para realizar um trabalho com qualidade. Temos equipes capacitadas para receber os candidatos no campus e um sistema de gestão de todo o processo, desde a construção do edital, elaboração das provas, aplicação e publicação do resultado amplamente rigoroso, que coloca a Unesc em uma condição de excelência neste serviço, reforça Gisele.
A coordenadora do Setor de Concursos da Instituição, Lorete Tasca Marcos, salienta a importância do planejamento das ações para o bom andamento das atividades durante as provas. “O Setor de Concursos, juntamente com a Sala de Situação, recruta e capacita profissionais e monitores para atuarem na aferição de temperatura, além de adotar protocolos de biossegurança para garantir um processo exitoso na recepção e aplicação da provas”.
Protocolos e treinamentos
Além dos protocolos de biossegurança elaborados para participantes e colaboradores, a Sala de Situação e o Serviço de Biossegurança Acadêmica da Unesc realizam reuniões com representantes do Setor de Concurso e treinamento virtual com as pessoas que irão trabalhar no concurso, como os monitores responsáveis por aferir a temperatura e os fiscais da prova.
A coordenadora do Serviço de Biossegurança Acadêmica da Unesc, Paula Zugno, afirma que além do treinamento, os trabalhadores têm acesso a vídeos com mais informações e que em todos os dias de prova, há no campus, um representante da Sala de Situação para tirar possíveis dúvidas e acompanhar os procedimentos.
A disposição das carteiras e cadeiras na sala, assim como o número máximo de pessoas por sala também é outro ponto observado com muita atenção. “As ações foram planejadas para garantir a segurança a todos. Um exemplo é quanto a aferição de temperatura. No mesmo formato que adotamos no campus, a aferição da temperatura é por infravermelho, na testa, mas sempre disponibilizamos o termômetro axilar para quem preferir medir a temperatura desta maneira”, comenta.
Entre as orientações aos candidatos e monitores estão:
Manter a utilização da máscara;
Higienizar as mãos com álcool em gel;
Dirigir-se imediatamente para o local de destino, evitando circular em ambientes desnecessários da Universidade;
Evitar a utilização de corrimão (se for necessário a utilização, fazer assepsia das mãos em seguida);
Evitar uso do elevador, restringindo apenas para casos especiais;
Ao acessar qualquer bloco da Universidade, utilizar tapete sanitizante + tapete mágico, para desinfecção dos calçados – uso obrigatório;
A aferição de temperatura é obrigatória para acessar os blocos da Unesc, onde estará disponível o termômetro infravermelho e o axilar – caso a aferição acuse temperaturas maiores que 37,8ºC, o participante deverá ser encaminhado para a sala da coordenação do concurso;
Proibido qualquer tipo de contato físico como: cumprimentos, abraços e beijos;
Manter distanciamento mínimo de 1,5 metros, evitando aglomeração nos ambientes;
Respeitar as demarcações no chão (entrada de salas e cadeiras);
Ao adentrar no ambiente de prova, fazer a assepsia das mãos;
Proibido o uso compartilhado de objetos pessoais (copos, garrafas e talheres);
Permanecer somente no seu local de prova;
Os familiares dos participantes deverão aguardar no estacionamento.