Um misto de alegria por tudo o que viveu e “saudade antecipada” da turma e dos professores invadiu a estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, Eduarda Hilário Albino. E ela não está sozinha nisso. Na manhã desta sexta-feira (6/11), Eduarda e a mãe, Denise Nonnenmacher Hilário Albino viveram momentos de muita emoção durante um café da manhã organizado pela coordenação do Colégio Unesc. De maneira virtual, mas não menos próxima, Eduarda e Denise compartilharam sorrisos, lágrimas, afeto e lembranças com os outros alunos e pais, além de professores.
O último encontro do Terceirão do Colégio Unesc antes da formatura – de forma virtual – marcada para 3 de dezembro, foi recheado de surpresas. Durante o evento, Eduarda e os demais estudantes abriram uma caixa que receberam dos professores e direção do Colégio Unesc. Dentro, um bolo de pote, um texto escrito pelos professores e fotos da turma antes do início da pandemia, em aula presencial, e durante o período de distanciamento social, em sala de aula virtual.
Mais tarde, os alunos acompanharam um vídeo de homenagem feita pelos pais e receberam uma caixa de memórias organizada pelos pais, com fotos, textos, documentos, roupas e objetos simbolizando a caminhada deles no Colégio Unesc. “Recebi a caixa ontem (5/11) do Colégio Unesc mas não abri. Não imaginava o que seria e não esperava por isso tudo, até uma caixa surpresa que a minha mãe fez. Foi bem emocionante. Chorei muito e na formatura sei que vou chorar mais ainda”, comentou Eduarda.
Um dos motivos da emoção da estudante é a amizade com a turma e a parceria fortalecida, inclusive com professores, durante o momento que estamos passando com a pandemia de Covid-19. “Desde que a gente entra na escola espera pelo Terceirão e com a pandemia, tivemos que mudar os planos. Mas a minha turma é muito boa e unida e conseguimos ter um período de muito aprendizado e crescimento”, comenta. Mas a pandemia não afetou os planos de futuro de Eduarda. Tanto que ela já se matriculou para o curso de Biomedicina da Unesc. “Estou no Colégio Unesc desde o quinto ano do Ensino Fundamental e tive a possibilidade de conhecer a Universidade e a estrutura, laboratórios. Isso ajudou na escolha pelo curso e estou animada com o curso superior. Vou continuar tendo contato com muitas pessoas, inclusive uma das minhas amigas vai fazer Biomedicina também”, conta.
Para Denise, o momento marca uma importante conquista para toda a família. Ela explica que durante inicialmente, ficou temerosa pelo futuro escolar da filha. “A situação foi nova para todos. Para eles, a família e os professores. Como professora sei dos desafios do ensino, e neste momento, que foi fundamental para que atravessássemos este momento de distanciamento, de aulas mediadas por tecnologia e da saudade que os alunos sentiram da escola, dos colegas e dos professores. O sentimento que tenho é de gratidão à escola, aos amigos do colégio, aos professores, pais e direção”, afirma Denise.
Professores realizados
Segundo a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira. Nesta quarta-feira (4/11) foi feita a foto do convite para a formatura. Já na quinta-feira (5/11) os professores do Colégio Unesc fizeram as caixas surpresa para os alunos e levaram para a casa dos estudantes. “Combinamos com todos os pais para que hoje os alunos estivessem rodeados da família, que a caixa de memórias fosse construída e que eles estivessem juntos e sentissem o quanto são importantes e amados pelo Colégio, pelos professores e pelos pais e o quanto eles ficaram marcado na história da escola. Estes alunos são muito diferenciados, questionadores e sabem o que querem”.
A coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Cascaes Figueiredo afirma que o último dia de aula do Terceirão é um momento marcante na vida escolar dos alunos. “Parte da vida deles é construída dentro na escola. Normalmente os melhores amigos, as primeiras leituras, primeiras dificuldades, às vezes os primeiros amores e por 13 anos da vida eles estiveram no ambiente escolar. O fim do Ensino Médio, o último dia é um misto de felicidade e sentimento de enfrentar o novo. Estarão saindo de seu ambiente de conforto para enfrentar um novo mundo, seja na graduação ou no mercado de trabalho”, afirma.
Mainara salienta ainda que a pandemia trouxe um novo desafio e que os estudantes não puderam participar de eventos tradicionais do Colégio Unesc como a Festa de Inverno e os Jogos Escolares. Por isso, a preocupação de fazer, ao longo do ano letivo, atividades e eventos online que pudessem aproximar, além de momentos como a entrega de materiais por meio de drive thru, que possibilitou que professores e alunos se vissem, mesmo que não pudessem ficar próximos fisicamente.
Os regentes da turma, professores Eloísa da Rosa Oliveira e Luan Alves da Silva também participaram do café da manhã e conversaram com os estudantes e pais, agradecendo pelo empenho de cada um e destacando as características diferenciadas dos estudantes, como a avaliação crítica e dedicação.