A partir de 2021, Santa Catarina contará com o primeiro Programa de Pós-Graduação (PPG) associativo envolvendo universidades comunitárias, e a Unesc faz parte deste projeto. Recentemente aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação, o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP) irá desenvolver o Mestrado Interdisciplinar em Engenharia, Tecnologia e Gestão. O novo PPG irá acolher alunos das mais diferentes áreas do conhecimento.
O projeto foi planejado e executado por meio de uma parceria entre a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), a Universidade do Contestado (UNC) e a Universidade da Região de Joinville (Univille). O objetivo do programa, além do ensino, é desenvolver pesquisas que possam contribuir para a melhoria da qualidade e da produtividade dos diversos setores da sociedade.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, comemora a novidade e a parceria entre as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices). “Este é um valioso projeto, construído a muitas mãos e com muita responsabilidade. Acreditamos na educação e na pesquisa como elementos imprescindíveis para o desenvolvimento humano e regional. Ao qualificar o profissional, teremos sistemas produtivos melhores e mais eficientes, e as nossas universidades comunitárias estarão, mais uma vez, ajudando a modificar cenários e impactar positivamente a comunidade e a região de sua abrangência”, ressalta Luciane.
Grande área de abrangência
Melhorar a pesquisa e a produtividade, a qualidade, a gestão e a formação humana são alguns dos objetivos do PPGSP. Para isso, as atividades ocorrerão de forma interdisciplinar, com um intercâmbio de conhecimento entre professores e alunos. O docente do PPGSP, Leopoldo Pedro Guimarães Filho, explica que os alunos, independente da universidade em que estiverem estudando, irão conhecer ao longo das disciplinas, as potencialidades de cada região em que as Ices estão localizadas, assim como participar de aulas com professores das quatro universidades.
“Qualquer coisa que você faz em seu trabalho, faz parte de um sistema produtivo, ou seja, uma série de processos encadeados com o objetivo em comum. O PPGSP é um projeto inovador e que não existia ainda em Santa Catarina e vai alcançar mais ou menos 90% da população do estado já que a área de abrangência está nas regiões o Oeste, Planalto, Norte e Sul”, afirma Guimarães.
Intercâmbio
O professor do Mestrado Interdisciplinar, Vilson Menegon Bristot, explica que os alunos irão desenvolver as atividades no campus da Instituição escolhida, mas que ao longo dos dois anos do Mestrado, vão poder interagir de diversas formas. Uma delas, segundo ele, serão os seminários. “Vamos realizar esses eventos para que todos os alunos participem junto. E eles serão seminários itinerantes, que ocorrerão sempre em uma universidade diferente”, conta Bristot.
Linhas de pesquisa
Na Unesc, serão oito vagas para duas linhas de pesquisa: “Sistemas Produtivos e Sustentabilidade” e “Gestão e Conhecimento em Sistemas Produtivos”. O processo seletivo para ingresso de alunos deve ser aberto no início de 2021, para as aulas iniciarem no primeiro trimestre do próximo ano. Os professores Leopoldo Pedro Guimarães Filho, Vilson Menegon Bristot, Adriano Bernardin e Kristian Madeira serão docentes do novo programa.
Os interessados em estudar no PPGSP, podem entrar em contato pelo e-mail ppgsp@unesc.net