O curso de Educação Física da Unesc esteve representado no 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, realizado em São Paulo, na última semana. O responsável por levar o nome da Universidade foi o acadêmico Ramiro Doyenart, que apresentou o trabalho intitulado – Alterações Psicofisiologicas em corredores de Uphill”.
O trabalho foi conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA) vinculado ao Laboratório de Psicofisiologia do Exercício (LaPsico) da UNESC, coordenado pelos Professores Karin Martins Gomes e Luciano Acordi dos cursos de Psicologia e Educação Física da Unesc.
Desenvolvido na corrida da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, o estudo conclui que tal tipo de prova é suficientemente capaz de melhorar a saúde mental dos participantes, através do aumento nas percepções de felicidade (28%), autoestima (42%) e diminuição da ansiedade (40%). “Isso é importante pois sinaliza um efeito agudo poderoso do exercício físico na saúde mental das pessoas”, enaltece o acadêmico.
Ainda de acordo com Ramiro, o Simpósio inovou com a modalidade remota. “Tive a oportunidade de apresentar o nosso trabalho e assistir da minha casa, em Içara, o simpósio que contou com palestrantes internacionais de grande relevância como Fiona Bull, do World Health Organization, Scott Powers, sobre Fisiologista do Exercício e Steven Fleck, Cientista do Treinamento de força.