
A Unesc entregou na tarde desta quarta-feira (2/9), 44 equipamentos eletrônicos, com o objetivo de beneficiar pessoas da comunidade. O ato ocorreu no Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e reuniu representantes da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) e do Projeto Educa Samu que assinaram o termo de doação e receberam equipamentos como projetores, computadores, mousses e teclados.
Segundo o gerente do DTI, Rogério Casagrande, todos os equipamentos estão em bom estado e passaram por revisão antes de serem entregues. Foram doados devido a atualização de sistema. “Para nós é uma satisfação poder contribuir com as entidades. A Unesc é uma Universidade Comunitária e está sempre aberta para colaborar”.
O diretor executivo da Afasc, Adriano Boaroli, agradeceu à Instituição, na figura da reitora Luciane Bisognin Ceretta, e salientou o quanto os equipamentos serão úteis para os Centros de Educação Infantil (CEIs). “Atualmente temos apenas dois projetores para atender a todas as escolinhas. Agora teremos um número muito maior, o que vai resultar em mais escolinhas beneficiadas”, afirma. As orientadoras pedagógicas da Afasc, Carla Vasconcelos de Menezes, Alyne Cecília da Silva e Kamila Prudêncio Goulart também acompanharam a entrega.
O coordenador administrativo da Mesorregião do Foz do Rio Itajaí, Pedro Dias de Leão Neto, que representou a direção do Projeto Educa Samu, afirmou que o local tem computadores que estão rodando 24 horas desde 2012 e carecem de manutenção mais ostensiva, além de estarem obsoletos, em alguns casos. “Em nome do Samu, quero agradecer à Unesc pela doação. Com ela, iremos substituir alguns dos equipamentos em funcionamento e que estão obsoletos. Com certeza isso será muito útil para o serviço”.
A Afasc recebeu 18 projetores e 18 computadores e o Projeto Educa Samu, oito computadores. O projeto realiza palestras para crianças e adolescentes sobre a funcionalidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), orientações acerca das necessidades das chamadas e a importância de não passar trotes ao 192.