Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Novos cirurgiões dentistas formados pela Unesc recebem outorga do grau em cerimônia virtual

“Juro solenemente fazer dos pacientes a razão e a finalidade principal da minha vida profissional. Dar-lhes o melhor de mim mesmo, sem distinguir raça, sexo, ideologia, credo religioso, estado civil ou condição social”. Assim juraram, na noite desta segunda-feira (31/8), os 24 graduandos do curso de Odontologia da Unesc em cerimônia de Colação de Grau Especial realizada de forma virtual.

Com a presença de todos os formandos, da patronesse, da coordenação do curso e da reitoria da Universidade, como manda o figurino, os acadêmicos ingressantes em 2015 tornaram-se os mais novos cirurgiões dentistas do mercado.

O juramento, liderado pela formanda Ana Carolina Neckel, foi confirmado por cada um dos colegas, que tiveram o grau outorgado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta. A partir da concessão do grau, a Unesc oficialmente entrega ao mercado de trabalho profissionais qualificados e prontos a darem seu melhor em prol da saúde.

Entre os novos cirurgiões dentistas que iniciam nova trajetória a partir desta segunda-feira está a jovem Vitória Gonçalves Ballei. Para ela, essa noite foi a de realização de um sonho que vem sendo regado diariamente há cinco anos. “Foram muitos altos e baixos. Momentos difíceis, desafiadores, de angústia, mas muitos também felizes. Hoje posso dizer que sou outra Vitória, muito mais madura e pronta para ser uma ótima profissional”, comentou.

Vitória, que foi a responsável por discursar em nome da turma, destacou a transformação de todo o grupo ao longo dos anos de formação acadêmica. “Somos pessoas completamente diferentes, mas ao mesmo tempo muito parecidas e que evoluíram muito com a maturidade e a vivência da Universidade. Sempre ouvimos que estávamos um em defesa do outro e essa característica realmente nos marcou. Não fomos uma turma muito comum e, sendo assim, também tivemos uma formatura bem fora do normal”, destacou.

Para ela, mesmo sendo completamente diferente do imaginado, sem os vestidos e trajes já sonhados e festas programadas, o dia é de muito orgulho e gratidão pela conquista e pelo novo desafio que irão encarar a partir de agora. “Honraremos com profissionalismo o que essa linda profissão tem como missão. Hoje nosso coração é inteiramente orgulho e felicidade”, completou.

 

Hora de alçar voo

Na celebração desta segunda-feira a reitora da Unesc fez questão de deixar sua mensagem aos novos profissionais. O momento, vivido de forma diferente, conforme Luciane, traz a mesma emoção e o mesmo significado por celebrar um rito de passagem, um momento de ruptura. “Essa noite marca o ‘antes’ e o ‘a partir de agora’ como profissionais. O antes é um tempo conhecido, que fica nas lembranças e boas memórias. Já o a partir de agora é um tempo desconhecido, o que se encontra no campo das inúmeras possibilidades para cada um, afinal o céu é o limite”, destacou Luciane.

Aos ex-alunos e, agora, colegas, a paraninfa da turma, professora Ana Cristina Pias, destacou sua alegria e orgulho ao tê-los agora como parceiros no trabalho em prol da saúde geral e bucal das pessoas e com foco na curva mais bonita do corpo humano, o sorriso. Ainda em sua fala, Ana Cristina fez questão de alertar a turma sobre a nova jornada que se inicia.

“É muito importante perceber que estamos concluindo e, concomitantemente, sempre começando nova etapa e que ela também vai nos exigir dedicação e estudo. A odontologia evoluiu muito nos últimos anos, tanto nos materiais como técnicas, estamos na era digital. No entanto, não esqueçam que somos profissionais da área da saúde, tratamos pessoas. Tenham ética, empatia, sejam humanos e humanizem seus atendimentos. Ouçam primeiro, antes de agir e não duvidem da sabedoria que já existe dentro de vocês”, destacou aos formandos.

A cerimônia completa transmitida ao vivo pela Unesc TV em seu canal no YouTube pode ser assistida aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *