Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Salas de aula adequadas ao novo momento do ensino

Unesc investiu na aquisição de equipamentos e treinamento de professores (Fotos: Arquivo)

O segundo semestre, que inicia em 2 de setembro, será de novidades na Unesc. Pensando em garantir a continuidade do processo formativo dos estudantes com excelência e levando em conta a biossegurança, a Universidade elaborou e implantou o projeto para um novo sistema de aulas ao vivo. Para isso, investiu em equipamentos para 250 salas e laboratórios e realizou treinamento de professores e colaboradores.

O novo formato de aulas foi apresentado e debatido com lideranças do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos (CAs), o que para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, é imprescindível neste processo. “É um momento de excepcionalidade onde temos que nos reinventar. A pandemia de Covid-19 nos condicionou a mudanças e os nossos acadêmicos não perderão a qualidade no ensino. Dialogar com os estudantes é fundamental para ampliar as possibilidades de decisões acertadas tanto no cuidado da vida de nossos estudantes quanto no processo de aprendizagem”, afirma Luciane.

Neste formato híbrido, o professor estará no campus e suas explicações serão transmitidas em tempo real, (exceto docentes que integram o grupo de risco). Os acadêmicos que tiverem interesse em participar das aulas presencialmente, poderão fazer participando de um rodízio, (a depender das condições pandêmicas), que irá garantir a ocupação mínima na sala de aula. As aulas transmitidas continuarão sendo gravadas. Ela é um recurso de estratégia de melhoria da aprendizagem.

Para atender da melhor maneira aos estudantes de todos os cursos, a Unesc equipou os espaços formativos com câmera, áudio, vídeo e microfone de lapela (individual para cada professor). Das 250 salas, 145 terão dois equipamentos de data show (para a ampliar a interação do professor com os estudantes que estiverem presencialmente e os que acompanharão de modo remoto pelo Google Meet), quadro adaptado para melhorar a captação pela câmera, iluminação adaptada para melhor qualidade na captação e transmissão das imagens.

Segundo o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, as salas estão passando por uma modernização tecnológica e estrutural. “O professor estará no campus utilizando recursos fundamentais, ou seja, dentro de seus lócus de atuação, com acesso aos equipamentos de laboratório, quadro e projetor multimídia, o que favorecerá a mediação dos processos educativos e aproximará o estudante do espaço universitário em tempos de afastamento social ”.

Avaliação do cenário é essencial

O novo formato de aulas híbridas leva em consideração o cenário da pandemia, que está constantemente sendo avaliado. As aulas na Unesc poderão retornar presencialmente a partir de condições sanitárias seguras e dependendo da matriz de risco de Santa Catarina, respeitando o distanciamento social e cumprindo os termos de segurança, com ocupação de 30% a 50% da capacidade das salas de aula.

Os alunos que optarem o ensino remoto terão as aulas mediadas por tecnologia ao vivo. Já as aulas práticas e estágios serão presenciais planejadas também a depender das condições pandêmicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *