Os estudantes da segunda série do Ensino Médio do Colégio Unesc puderam conhecer melhor os animais estudados na disciplina de Biologia. Na manhã desta sexta-feira (21/8), os alunos participaram de uma visita virtual ao Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidizinsk que ocorreu dentro de uma aula sobre o grupo dos mamíferos, dentro do conteúdo Reino Animal.
A aula especial teve a participação da coordenadora do museu, Morgana Cirimbelli Gaidizinsk, que deu as boas-vindas aos alunos e apresentou as atividades do museu. No comando da visita, esteve a professora da disciplina de Biologia, Gabriela Thomaz da Silva. Egressa do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) e do mestrado em Ciências Ambientais da Unesc e doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a professora apresentou os animais durante a aula ao vivo. “Além do contato dos alunos com o conteúdo, queremos os aproximar destes animais e ampliar a conexão com conteúdo visto durante as aulas. Que eles possam sentir que a Unesc oferece um museu e laboratórios para enriquecer o aprendizado e que tudo isso é deles”.
A professora do Colégio Unesc apresentou também os animais taxidermizados que foram coletados por causa de acidentes e impactos humanos. “Trabalhar isso com eles faz um link com a importância da preservação ambiental”, salienta. Gabriela considera que neste momento de pandemia e distanciamento social, é importante que o professor busque novas metodologias de ensino e maneiras diferentes de trabalhar o conteúdo.
A coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Cascaes, comenta que nesse momento de isolamento social, as aulas precisaram ser reinventadas e os professores fizeram isso com maestria – uma das provas foi a ação desta sexta-feira, realizada em parceria com o Museu de Zoologia da Universidade. “No colégio, priorizamos o processo pedagógico que alia teoria e prática e, em especial, como estamos em uma Universidade Comunitária, exploramos os espaços dessa universidade para proporcionar o melhor processo formativo ao estudante”.