Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Encontro com lideranças de Lauro Müller encerra primeira rodada de reuniões do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec

Mais de três horas de debates, sugestões e trocas de ideias e experiências sobre os desafios, potenciais e sonhos para Lauro Müller marcaram, na tarde desta sexta-feira (21/8), o encerramento da primeira rodada de encontros para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). No total foram 12 reuniões virtuais realizadas sob comando da Unesc e do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) com o propósito de elencar os principais desafios, potenciais e sonhos da cada uma das cidades. Ao longo dos encontros mais de 800 pessoas participaram e deixaram suas contribuições nos encontros realizados pela plataforma Zoom.

Logo no dia em que a região serrana vibrou com a chegada da neve, lideranças de Lauro Müller, município que fica ao pé da Serra do Rio do Rastro, dedicaram sua tarde para o debate de soluções para o desenvolvimento da cidade, citando o turismo como um dos grandes potenciais para isso.

O momento marcou o encerramento desta etapa, após encontros com lideranças dos municípios de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Orleans, Nova Veneza, Morro da Fumaça, Urussanga, Treviso, Siderópolis e Criciúma ao longo desta e da última semana.

Até domingo (23/8) a Consulta Pública online disponibilizada pela Universidade estará aberta para que os interessados em contribuir com opiniões referentes a qualquer um dos municípios possam o fazer de forma virtual.

A experiência compartilhada no encontro desta sexta-feira com os munícipes de Lauro Müller, para a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, finalizou de forma especial o primeiro ciclo de atividades em prol do Plano. “Nossa equipe tem se empenhado muito em cada encontro e ao encerrar essa etapa posso lhes garantir que a sensação de todos é de privilégio em poder ouvir as especificidades de cada região. É muito gratificante. Somos muito gratos por cada participação, cada palavra compartilhada e sugestão feita e convidamos que todos continuem conosco até o final do projeto. Esse é um trabalho conjunto”, destacou.

 

Potenciais inquestionáveis

Assim como em grande parte dos municípios da Amrec, em Lauro Müller uma das principais apostas levantadas nas discussões foi o potencial turístico a ser explorado. Ao debater as principais potencialidades da cidade, o grupo que participou do encontro desta tarde elencou diferentes modelos que podem trazer resultado positivo se bem trabalhados.

Entre a gama de possibilidades elencadas estiveram:

 

– Possibilidade de investimento em uma mina de subsolo para visitação

– Exploração do Turismo Religioso

– Exploração do Turismo Religioso

– Exploração do Turismo Geológico

– Exploração do Turismo Ecológico

– Exploração do Turismo Cultural

– Exploração do Turismo Rural

 

Além das questões turísticas e muitas outras pautas, o grupo citou também as seguintes questões a serem trabalhadas em prol da utilização das potencialidades em prol do desenvolvimento:

– Melhorar a mobilidade urbana na região

– Aprimorar o transporte público entre os municípios da região

– Promover maior integração entre os municípios

 

Engajamento do Município

Representando a prefeitura de Lauro Müller, o secretário de Turismo da cidade, Luciano Philippi, e a secretária de Administração, Ana Rúbia Prestes Cesconetto, acompanharam o encontro e gostaram do que encontraram. Conforme Ana Rúbia, a equipe do município continuará empenhada em agregar cada vez mais participantes interessados em fazer parte do processo de desenvolvimento da cidade.

“Esse é um trabalho muito importante feito para os municípios por meio da Unesc e da Unibave. Queremos aproveitar ao máximo e colaborar para que possamos colher bons resultados para todos”, comentou.

 

Dados municipais e regionais

Para que pudessem estar bem embasadas ao sugerirem prioridades no que diz respeito aos sonhos para os próximos dez anos na cidade, os participantes do encontro assistiram uma verdadeira aula ministrada pelos coordenadores do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico, Melissa Watanabe e Thiago Fabris.

Os professores apresentaram dados sobre os quais estudaram ao longo das semanas que antecederam o evento como foco em uma “raio-x” preciso sobre o cenário socioeconômico atual. Entre as informações apresentadas estiveram indicadores gerais como o total de empresas instaladas na cidade, salário médio dos cidadãos empregados, o total de empregos formais do município, assim como receitas e despesas anuais o Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDMS).

Todo o debate entre os grupos, nos momentos de discussão entre todos os participantes ou durante as divisões em salas menores, foi registrado por monitores da Universidade. Os materiais que reúnem os dados de cada um dos encontros com os municípios serão, a partir de segunda-feira (24/8), avaliados pela equipe para que sirvam como base para as próximas etapas do processo.

Dividido entre os estágios de Diagnóstico; Setores-chaves e eixos e objetivos estratégicos; Projetos estratégicos e Modelo de Governança, o trabalho de elaboração do documento final do Plano contará, até outubro, com 20 encontros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *