O Governo do Estado oferecerá novas bolsas de estudo e pesquisa, e o Sul de Santa Catarina será contemplado por meio das oportunidades de graduação na Unesc. O novo montante adicionado ao Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina ) é de R$ 60 milhões, e possibilita a oferta de novos auxílios previstos no artigo 170 da Constituição Estadual. A liberação de recursos foi anunciada nesta sexta-feira (21/8).
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou a importância deste novo incentivo às instituições de ensino e aos seus estudantes, apontando o conhecimento como fator preponderante para a superação dos impactos decorrentes da crise e a recuperação pós-pandemia. “Vivenciamos um dos maiores desafios desta geração, e não por acaso encontramos nas universidades, mais uma vez, a expertise necessária para o apoio a sociedade. Em uma Instituição Comunitária, como a Unesc, a presença do estudante se transforma em subsídio à ações fundamentais para a comunidade em que ela está inserida, desde serviços de saúde oferecidos de forma gratuita, iniciativas de enfrentamento à pandemia e qualificação da formação, que resulta em profissionais mais preparados para contribuir com a retomada do Sul catarinense”, evidenciou. “Estes recursos são essenciais à permanência dos nossos estudantes e, também, sinalizam oportunidade para novos estudantes. É o resultado de uma luta coletiva e intensa de reitores e lideranças estudantis das universidades comunitárias” pontuou a reitora.
Para se candidatar ao benefício, o aluno da Unesc matriculado em qualquer curso de graduação deve realizar o procedimento dentro do sistema do Uniedu. Conforme a coordenadora da Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), Juliana Lora, o processo de inscrição e as normas, assim como o portal de cadastro, serão divulgadas em um edital previsto para a próxima semana. Ela também prevê uma conversa via Google Meet para os alunos que desejam realizar a inscrição.
Os critérios específicos, já estipulados, são residir em Santa Catarina há pelo menos dois anos, não ter uma graduação completa e não ter outra bolsa de recurso público, como PMC Prouni e Uniedu.
Cronograma
– De 27/08 a 07/09: período para novos estudantes se inscreverem (quem já está inscrito, poderá atualizar seu cadastro).
– De 08/09 a 18/09: período para as IES realizarem as concessões e ajustes com a disponibilização dos recursos anunciados nesta sexta-feira.
– De 19/09 a 23/09: período para novos estudantes se inscreverem (quem já está inscrito, poderá atualizar seu cadastro) e concorrerem a bolsas remanescentes.
– De 24/09 a 30/09: período para as IES realizarem as concessões e ajustes com os valores remanescentes.
Informações da SED (Secretaria de Estado da Educação)