Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta contribui em audiência pública da Alesc

Em nome da Universidade, ela deu ênfase às ações de enfrentamento à pandemia e reafirmou o compromisso com a sociedade (Imagem: Carol Bortot)

O empenho e assertividade das ações desenvolvidas pela Unesc para o enfrentamento à Covid-19 foram evidenciados em nível estadual mais uma vez. Em abril de 2020 a Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) parabenizou a Universidade pela efetividade de seus projetos pontuais à pandemia, e nesta quinta-feira (20/8) convidou a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, para a audiência pública “Ações de enfrentamento à Covid-19”.

A Unesc contribuiu para o momento como única Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, e a reitora reafirmou o compromisso da Instituição com a sociedade neste momento de desafio sanitário mundial. “Quando a pandemia de Covid-19 se aproximou, rapidamente nos reinventamos, e iniciamos um forte movimento de apoio à sociedade com ações estruturantes para o combate do coronavírus”, destacou.

Além da utilização da ciência para o zelo pela vida, a Unesc idealizou ações de suporte à aspectos fundamentais para neste momento, com esforços pontuais para a prevenção, informação e saúde mental. “O estado sempre poderá contar com os seus maiores patrimônios intelectuais, as nossas Universidades Comunitárias, e a nossa região Sul sempre terá a Unesc à disposição”, completou.

Ao olhar para o futuro, a Universidade lidera atualmente o Plano de Desenvolvimento Regional da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), um trabalho estratégico com o objetivo de encontrar potencialidades e pontos de atenção que levarão ao melhor encaminhamento da retomada da região. O evento desta quinta-feira reuniu prefeitos; secretários, municipais e estadual de saúde; deputados, e outros representantes do governo do estado.


Ações de enfrentamento desenvolvidas pela Unesc


A Unesc, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, assumiu o protagonismo no suporte regional e combate à Covid-19.
Foram mais de 20 projetos: 

Serviço de Reletriagem Referenciada – com o objetivo de evitar que pessoas com sintomas da doença saiam de casa. 

Acolher Unesc Covid-19 – O serviço online gratuito de atendimento e apoio psicológico à população é oferecido pela Unesc como uma resposta aos estresses e dificuldades do isolamento social. Todo o processo é realizado por ferramentas tecnológicas, com acompanhamento de profissionais de psicologia.

Produção e distribuição de álcool em gel – Milhares de litros de álcool em gel já foram produzidos e distribuídos para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, além de Hospitais e Unidades Básicas de Saúde da Região.

Produção de máscaras para profissionais da saúde – As equipes do Iparque (Parque Científico e Tecnológico) já produziram e distribuíram mais de 800 máscaras com maior vedação e proteção para profissionais da saúde que atuam no SAMU, Hospitais e nas Clínicas Integradas Unesc.

Drive Thru de vacinação contra a H1N1 – Pioneirismo no sistema de DriveThru na campanha de vacinação contra a H1N1 para idosos e profissionais da saúde. A ação garantiu mais segurança e assertividade à campanha de vacinação, diante de que o público alvo está dentro do grupo de risco.

Projeto Ozônio – A Unesc desenvolveu o primeiro projeto de desinfecção com o uso o ozônio no Sul do Brasil. Os equipamentos produzidos estão sendo utilizados em espaços de combate à pandemia e garantindo um retorno seguro para a Universidade. O gás do ozônio é de cem vezes mais potente do que os desinfetantes comuns e age 3.200 vezes mais rápido.

Outras diversas iniciativas foram pensadas nesses meses de pandemia, com a participação de residentes da Unesc, um Comitê de Análise e Gestão Covid-19, a construção de respiradores destinados às UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo), a implantação de uma Sala de Situação e muitas outras.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *