Pouco mais de uma hora de introspecção e cuidado consigo mesmo. Essa foi a proposta da atividade intitulada como “O autocuidado”, ministrada na tarde desta quinta-feira (20/8) pelas profissionais Maik Antunes Espíndola, naturóloga com especialização em Medicina Chinesa e Constelação Familiar, e Amanda Castro, psicóloga com especialização em psicodrama e em desenvolvimento humano, doutora em psicologia social e cultura.
A atividade, liderada pelo Programa Acolher da Unesc, envolveu os professores participantes em um momento de olhares voltados à criança interior. Com o convite das profissionais que ministraram a ação, os professores puderam visitar, na imaginação, suas infâncias e acolher a criança que foram.
Por meio de palavras de reflexão e até com a utilização do psicodrama, o encontro abordou lições como o amor e a empatia como movimento de autocuidado; a experiência de trazer luz as dificuldades da criança interior e a mudança de hábitos em tempos pandêmicos através da compaixão, autenticidade, empatia, autonomia e diversidade.
“Convidamos que o grupo sentisse o corpo, o aqui, o agora, o único momento que existe. As reflexões mostraram a importância de um olhar mais carinhoso, mais amoroso, diante daquela criança que encontraram”, comenta Maik.
A professora do curso de Enfermagem da Universidade, Edla Maria Silveira Luz, escolheu a atividade para participar na tarde desta quinta-feira (20/8) e agradeceu a oportunidade de reviver o passado e olhar sua história com mais carinho. “Muito obrigada por essa experiência. Que delícia! Senti muita saudade da minha criança interior. Foi muito bom abraça-la”, destacou ao grupo.
Para a professora Paula Tramontim Pavei, Assessora Pedagógica da Unesc, o encontro já começou especial com uma música tranquilizante. “Foi uma grande experiência de autocuidado e autoconhecimento. Nos transmitiu muita paz”, comentou.
Na próxima segunda-feira (21/8) os professores entram em recesso acadêmico até a retomada das aulas, no dia 2 de setembro, iniciando o segundo semestre letivo.