Educação

Educação: dom e orgulho herdados de casa

Quem acompanha de perto a vida de um professor sabe bem o desafio encarado dia após dia por estes profissionais dispostos a ensinar. O empenho, a paciência e a dedicação são constantes, assim como a paixão pela rotina de contato com alunos e suas peculiaridades. Foi justamente esse amor que chamou a atenção de Wania Inácio da Silva Ramos, ainda quando criança. Hoje ela é uma das grandes profissionais que fazem parte do universo da Unesc e do Colégio Unesc. É com essa história que a instituição celebra, neste dia 6 de agosto, o Dia Nacional dos Profissionais da Educação.

Nascida e criada em Goiás, Wânia cresceu, literalmente e em tempo integral, dentro da escola. Filha de professora Pedagoga, irmã de uma professora de Língua Portuguesa e cunhada de um professor de matemática, ela vive o universo da educação como parte fundamental ao longo de toda a vida.

A visão da profissão da mãe e o encantamento pela sala de aula, conforme a profissional, surgiram de forma natural, entre os recreios, atividades e tempos de brincadeiras nos corredores. “Cresci aprendendo e brincando pelos diferentes espaços da escola e quando eu não estava na escola, ela estava comigo em minha casa, porque as pautas das conversas dentro de casa eram sempre em torno desse assunto”, relembra.

Não por acaso, ao escolher o caminho profissional a jovem filha de professora não teve dúvida ao seguir o caminho do magistério e ingressar na graduação de História, com o desejo de estar também em sala de aula. “Sempre tive o incentivo da minha família, mas quando estava no ensino Médio, uma professora de História que me encantava nas suas aulas. Tendo ela também como minha motivadora, mergulhei na área da História, viajando pelo conhecimento em diferentes tempos e espaços”, recorda.

Pouco tempo depois de ingressar na faculdade, aos 19 anos, Wânia quis ir além e trocou o seu estado de origem por Santa Catarina e é aqui que a Unesc entra na vida dela e da família.

 

Caminho na graduação e daí por diante

Ao transferir a graduação para a Unesc Wânia acabou por fazer uma escolha que mudaria sua vida. Na Universidade do Extremo Sul Catarinense, onde ainda não conhecia ninguém e ainda encontrava um universo inteiramente novo, a jovem acadêmica foi acolhida de tal forma a nunca mais deixar o campus. “Fui abraçada pela nossa Unesc. Terminei minha graduação, ingressei como estagiária no Colégio Unesc e há 15 anos atuo como professora nessa instituição tão especial”, destaca orgulhosa a profissional que buscou ainda especialização em Tecnologias aplicadas à Educação Básica.

Nessa caminhada, Wânia ganhou reforços no time do Colégio. Isso porque, assim como sua mãe que criava os filhos e vivia na escola, hoje ela também leva parte da família para o ambiente escolar. Mãe da Ana Paula, de 13 anos, e João Paulo, de seis, ambos alunos do Colégio Unesc, Wânia carrega com orgulho a bandeira da Instituição na qual em 2020 passou a ocupar a função de coordenadora pedagógica.

Essa história, para Wânia, é só ó início de uma trajetória que não tem fim. “Seguimos juntos na busca sempre por alçar os mais altos voos, seguindo o melhor caminho que é o estudo, a busca pelo aprender, encorajando cada vez mais a mim mesma, meus filhos, professores parceiros de trabalho, alunos e a todos nós, sempre estudantes, a estarmos em evolução”, completa.

A vontade de ir além e estar em constante evolução, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, está intrínseca ao perfil do educador. “Nós, como professores, temos grandes responsabilidades e muitas recompensas por isso. Compartilhar o que sabemos, buscarmos aprimorar nossa qualificação, nos dedicarmos aos novos desafios e vermos o reflexo disso na formação de profissionais brilhantes, a frente de seu tempo e com ainda mais vontade de aprender e ensinar, é, no mínimo, muito recompensador. É a sensação de que estamos fazendo nosso papel como mestres, assim como nossa Wânia, que colhe os frutos do bom trabalho realizado”, salienta.

Entre suas inspirações a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc traz de forma constante em sua mente as palavras de Rubem Alves, a quem chama de poeta da educação. “Em meio a um cenário tão desafiador, mais fortes e atuais se tornam as Palavras de Alves. Todos nós eternos estudantes e aprendizes estamos alçando os mais altos voos, vencendo os obstáculos e abrindo caminho para novas possibilidades. Essa é a escola da qual sou fruto, escolas que me deram asas”, acrescenta Wânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *