Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Sul catarinense são tema de debate na Unesc

Evento reunirá gestores ambientais, catadores, professores, estudantes e gestores públicos (Foto: Divulgação)

Os 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e os avanços dela no Sul catarinense serão debatidos na próxima semana, durante um evento online realizado pela Unesc. Com a participação de gestores de fundações de meio ambiente, representantes do movimento de catadores, professores, estudantes e pesquisadores na área ambiental e de resíduos sólidos, o encontro virtual vai trazer exemplos de ideias e projetos envolvendo coleta seletiva na região e em municípios de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, além de iniciativas de fundações do meio ambiente e de associação de catadores.

O evento ocorrerá de 3 a 7 de agosto e será transmitido ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube (youtube.com/unesctv). A programação é gratuita e aberta para todos os públicos, de estudantes a gestores públicos e as inscrições devem ser feitas no link

A PNRS completa 10 anos no dia 2 de agosto e segundo o professor da Unesc e presidente da comissão organizadora do evento, Mário Guadagnin, mais que debater a política em âmbito nacional se quer com os debates, trazer as suas definições para a realidade regional, avaliando os seus avanços, refletindo sobre o que foi feito e pensando sobre o que está por vir. Vamos dialogar sobre as iniciativas das fundações de meio ambiente na área de resíduos sólidos, sobre a importância do trabalho dos catadores e o papel deles na coleta seletiva e trazer também exemplos da destinação final dos resíduos realizada pelo consórcio intermunicipal e as rotas de tratamento. Vamos debater os avanços que tivemos e também pensar os desafios para os próximos 10 anos, comenta.

Guadagnin enfatiza ainda a necessidade de um olhar diferente para os resíduos e que a pandemia de Covid-19 e o distanciamento social têm gerado um consumo mais consciente, o que deveria ter continuidade também no pós-pandemia. Segundo o professor, quando se fala em coleta seletiva não há como desconsiderar a importância da participação do consumidor, que está no início do processo.

O evento é uma realização da Unesc, da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos (Comavh) da Universidade, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e do Projeto Coleta Seletiva Solidária da Unesc, do Instituto Lixo e Cidadania, do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos (OPNRS) e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Programação:

3/8 – 19 horas
O papel das fundações de meio ambiente na implementação da PNRS

4/8 – 19 horas
Rotas de tratamento ambientalmente adequadas de resíduos sólidos no Sul catarinense – Setor privado e a PNRS

5/8 – 19 horas
O papel das catadoras e catadores na implementação da coleta seletiva

6/8 – 19 horas
Coleta seletiva com catadores e catadoras: É possível? (Chapecó – SC, Londrina – PR, Orlândia – SP e Porto Alegre – RS)

7/8 – 19 horas
Um olhar sobre a PNRS por consultoras e pesquisadores em resíduos sólidos. Desafios para 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *