“Educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida”. Essa é a missão da Unesc, uma Universidade que se dedica diariamente às pessoas. Como um dos símbolos desse compromisso, a Instituição retoma o PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental).
As primeiras atividades já começaram. Desde o início de março, a equipe do Programa está visitando os espaços da Universidade, para diagnosticar a atual infraestrutura relacionada ao acondicionamento de resíduos. Com os dados coletados, será realizada uma reestruturação.
Em um segundo momento, o PEGA ampliará suas atividades. A proposta vai além de zelar pelo ambiente de trabalho e será responsável por instruir corretamente a comunidade acadêmica sobre a gestão dos resíduos, da água, dos efluentes, da eficiência energética, do controle atmosférico, entre outros assuntos relacionados à área ambiental. “Para impactar de forma mais direta e clara, desenvolveremos capacitações e ações de educação ambiental. Os programas de educação serão realizados de forma contínua. O público-alvo serão os alunos, professores e funcionários, inseridos como agentes ativos para transformar as propostas de sustentabilidade em atitudes do cotidiano na universidade”, explicou a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffman, que está coordenando a implantação.
Retomada de atitudes sustentáveis
Presente no dia a dia da Universidade, o PEGA conquistou seu legado e respeito da comunidade acadêmica. Segundo a Engenheira Ambiental e responsável pelo SGA (Sistema de Gestão Ambiental) da Unesc, Cristiane Bardini Dal Pont, oficinas de reciclagem desenvolvidas na brinquedoteca, confecção de brinquedos com materiais reutilizados e a compostagem dos resíduos orgânicos, foram algumas das ações positivas relembradas neste novo momento do PEGA. “Faremos uma retomada de diversas iniciativas importantes, mas também readequaremos a proposta. Além do que já é conhecido, cuidaremos do uso consciente dos insumos, dos resíduos perigosos e de construção civil, além de outros assuntos relacionados ao licenciamento ambiental”, afirmou.
Parcerias importantes
Ainda em fase de implantação, o PEGA já projeta parcerias para o destino correto dos resíduos produzidos no campus e o fomento à educação ambiental. A empresa de descartáveis Cristalcopos e a Famcri (Fundação de Meio Ambiente do município) já estão em diálogo para o desenvolvimento de trabalhos em conjunto.
Além da coordenadora, a equipe conta com graduandos da área ambiental e o apoio de setores da Unesc: curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; curso de Ciências Biológicas; Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos; SGA (Sistema de Gestão Ambiental); Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e Administração do Campus.
Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing