O compartilhamento de conhecimento é constante durante o 8º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe), que ocorre na Unesc até esta quarta-feira (19/04).
Exemplo disso é a realização das oficinas presenciais, online e híbridas. Na tarde desta terça-feira (18/04), o professor da Unesc, Abel Corrêa de Souza, abordou o tema “Introdução ao Raciocínio Lógico”.
“Durante cerca de duas horas, trabalhamos com as oito inteligências, procurando disseminar a importância do raciocínio lógico, desmascarando a ideia de que ele é voltado somente para a matemática”, disse.
Em paralelo, o professor do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Nacim Miguel Francisco Junior, comentou o minicurso “IA na Educação”, que mostrou aos participantes como o modelo de linguagem ChatGPT está afetando o acesso à informação na internet, na educação.
“Um aluno pode pedir ao ChatGPT que crie uma redação de 20 linhas sobre a Amazônia. O seu colega pede a mesma coisa, e a inteligência artificial faz uma diferente. Se cinco colegas pedirem, ele fará um diferente do outro. Porém, na nova versão, se o professor colocar o texto, ele mostra onde foi feito. O ChatGPT serve como uma fonte de pesquisa, como se fosse o Google, mas de uma maneira rápida”, falou.
O Fiepe é uma iniciativa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reúne as 14 Instituições de Ensino Superior Comunitárias (IES). O evento tem correalização da Unesc e apoio da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc).
Mais oficinas
As oficinas continuam às 9h30min desta quarta-feira (19/04). Uma delas abordará o tema “Elaboração e escrita de artigos científicos”, com a intenção de salientar a importância da pesquisa e da escrita científica; os principais passos para realizar uma pesquisa; a estrutura básica de um artigo científico.
Já a segunda é intitulada “Do you speak English?”, que tem o objetivo de proporcionar um momento de conversação em Língua Inglesa para acadêmicos dos cursos de graduação, alunos do Colégio Unesc e Cursos Técnicos e comunidade externa.