Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Acafe

Iniciativas exitosas sobre o processo de ensino-aprendizagem são apresentadas durante Fiepe

Representantes de seis universidades ligadas à Acafe destacaram ações e cases de transformação (Fotos: Samira Pereira)

O Auditório Ruy Hülse recebeu, na tarde desta terça-feira (18/4), um painel sobre o processo de ensino-aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES) que fazem parte da Acafe. Durante a atividade, foram discutidas ações e apresentados cases de transformação da sala de aula, com o objetivo de atrair e formar profissionais cada vez mais capacitados.

O diálogo fez parte da 8ª edição do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fiepe), que ocorre na Universidade até esta quarta-feira (19/04) em uma iniciativa da Acafe e apoio da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Abruc).

A pró-reitora de Ensino da Unesc, Graziela Amboni, destacou a importância do painel e da troca de conhecimentos que vem ocorrendo durante os três dias do Fórum. “É um prazer prestigiar e conhecer tantas ações interessantes. O ambiente educacional precisa ser transformado, e é isso que estamos buscando e compartilhando”, pontua ela.

Na sequência, professores e especialistas da Unesc, Unifebe, Unibave, Furb, Unochapecó e Unoesc apresentaram suas experiências com relação ao assunto.

 

Cases e ações em destaque

O pró-reitor de Graduação da Unifebe, Sidnei Gripa, apresentou o livro “Metodologias ativas e tecnologias educacionais”, desenvolvido na Universidade no decorrer de 2022. 

“Nós já tínhamos a intenção de transformar o ambiente acadêmico, para que o aluno saísse da instituição com ainda mais competências. E a pandemia veio para nos mostrar que isso é possível” diz ele, ao complementar: “reunimos as práticas exitosas realizadas pelos professores durante a pandemia e nos surpreendemos com o que vimos. Isso nos motivou a incrementar ações, intensificar a formação continuada e introduzir ainda mais capacitações em metodologias ativas. Foi a partir daí que o nosso livro nasceu – uma trilha formativa gamificada, na qual o professor é desafiado a ler todos os capítulos e, ao final, é direcionado para uma certificação”, explica.

De igual forma, o professor doutor Romeu Hausmann, da Furb, também destacou a pandemia como um acelerador dos processos dentro das universidades. “Percebo que as instituições ligadas à Acafe vêm desenvolvendo atividades convergentes. Isso porque, penso eu, as mudanças só ocorrem diante de um presente insustentável ou um de futuro irresistível. E no nosso caso, tivemos que mudar por conta de um agente externo que não tínhamos controle”, analisa.

Representando a universidade anfitriã, a assessora pedagógica da Unesc, Ioná Vieira Bez Birolo apresentou a Graduação Multi, um método inovador de ensino-aprendizagem no qual os acadêmicos são incentivados a trabalhar em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas. A ideia é fazer com que eles desenvolvam habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.

De acordo com ela, a Graduação Multi surgiu de um movimento iniciado em 2019 e implementado em 2022. Hoje conta com matrizes curriculares organizadas em 20 semanas letivas, triplificação das disciplinas (presenciais, virtualizadas e híbridas), atividades de autoaprendizagem e extraclasse, além de outros diferenciais aplicados a 35 cursos de graduação. “Oferecendo uma formação pautada em experiências, preparamos os acadêmicos para atuar em uma sociedade cada vez mais complexa e exigente, para a qual é necessário ter uma visão ampla e integrada das diferentes áreas do saber”, complementa.

Também apresentaram iniciativas e cases Guilherme Valente de Souza, da Unibave; Adriano Schlosser, da Unoesc; e Andreia de Almeida Leite, da Unochapecó. Nesta quarta-feira (19/04), último dia de Fiepe, outros cases serão apresentados, desta vez vinculados à Pesquisa a Inovação. Para conferir a programação completa do evento, basta acessar o https://www.unesc.net/viii-forum-integrado-de-ensino-pesquisa-extensao-fiepe-da-acafe.

 

Texto: Colaboração Samira Pereira/ Alfa Comunicação e Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *