Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Projetos de Extensão

Projeto Tartaruga e o LazerAtivo melhora a
qualidade de vida de idosos

Ação também fortalece os laços sociais entre os participantes, criando um ambiente de apoio e pertencimento. (Foto: Raissa Albano/Agecom/Unesc)

Desenvolvido pela Unesc, o projeto Tartaruga e o LazerAtivo tem como objetivo melhorar a saúde física e mental de idosos com doenças crônicas não transmissíveis por meio de atividades aquáticas. Focado principalmente em idosos de baixa renda, a iniciativa oferece aulas gratuitas de natação, visando promover maior autonomia, qualidade de vida e bem-estar.

A ação busca não apenas tirar os idosos do sedentarismo, mas também fomentar o hábito de praticar exercícios físicos, com ênfase na adaptação ao ambiente aquático. “Queremos ensinar os idosos a se sentirem seguros e confiantes na água, ao mesmo tempo em que melhoram sua saúde física e mental. A prática de atividades aquáticas ajuda no aumento da força muscular, da mobilidade e na redução do estresse”, explica o coordenador do projeto, Luciano Acordi da Silva. 

A mestranda e bolsista, Vitória Oliveira Silva, destaca a eficácia do projeto. “Acredito que iniciativa é muito eficaz, pois, além de haver uma boa adesão dos idosos e ser muito descontraído, por vários anos idosos da região vêm participando e se adequando melhor ao ambiente aquático, fortalecendo seu corpo e sua mente. Consequentemente, isso favoreceu o andamento do projeto. Não só os estudos que fazemos revelam que os idosos ficam melhores após a prática, mas também, percebemos que aqueles idosos que eram mais quietos e menos ativos mudaram de postura por conta do exercício, o que é muito gratificante”, conclui Vitória.

O Projeto Tartaruga e o LazerAtivo é amplamente reconhecido pela sua contribuição significativa à promoção da saúde dos idosos, como evidencia o bolsista Marco Antônio Benavides da Silveira. Ele destaca os benefícios das atividades aquáticas na vida dos participantes, abrangendo tanto o bem-estar físico quanto mental. “O impacto na vida dos idosos é bastante positivo. A natação, por ser um exercício de baixo impacto, é excelente para eles. Proporciona maior autonomia funcional, combate o sedentarismo, melhora o condicionamento físico e eleva a autoestima. Além disso, a socialização e a inclusão desempenham um papel fundamental nesse processo,” afirmou.

Um exemplo claro desse impacto positivo é o depoimento de Maria das Dores Cardoso Rodrigues, que compartilhou como as atividades aquáticas transformaram sua vida. “Para nós, é indescritível. Não há palavras para expressar o quanto tem sido bom. A sensação é maravilhosa! As dores diminuem, tanto as físicas quanto as emocionais. Alivia a mente, reduz o estresse e a tensão. É como se você deixasse tudo na água e saísse renovado. A sensação de bem-estar é completa e difícil de descrever. É uma experiência única, algo que não pode acabar. A Unesc está de parabéns por oferecer algo tão importante para nós’, ressaltou Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *