
O “ronco dos motores” vai ecoar neste final de semana na grande final estadual da 3ª edição do Projeto Ciência da Velocidade da Unesc, nas dependências do Nações Shopping. Neste sábado (22/11), a partir das 14h, os carrinhos desenvolvidos pelas 16 equipes finalistas demonstrarão quem tem mais gás comprimido para conquistar o pódio.
Após seis etapas classificatórias, realizadas em Criciúma, Araranguá, Blumenau, Lages e Chapecó, com a participação de 705 alunos competidores de 23 escolas, uma platéia de cerca de seis mil pessoas, a competição chega à grande final. Foram meses de pesquisa, dedicação e trabalho em equipe, transformando o desafio na consolidação da competição educativa mais emocionante na rede de ensino público e particular, que encerra um ciclo de aprendizado, inovação e colaboração entre estudantes e professores.
Conforme o coordenador e idealizador do projeto, Felipe Zanette da Silveira, a iniciativa busca reinventar o modo como os estudantes vivenciam as disciplinas exatas, oferecendo um ambiente onde possam experimentar, criar e inovar.
“Esperamos um grande público torcendo para essas equipes e, ao final do dia, conheceremos os vencedores dessa grande edição que tivemos neste ano do Ciência da Velocidade. Já adianto que no ano que vem estaremos juntos novamente e pretendemos expandir a proposta para mais áreas, atendendo cada vez mais equipes, mais alunos, mais escolas e fazer cada vez um evento mais bonito e a nível estadual”, declarou.
Na percepção do professor de Física do Colégio Michel e técnico da equipe finalista, Cleber Adelar Boff, o projeto é muito interessante. “O Ciência da Velocidade possibilita que os meus alunos vejam na prática a aplicação da Física. Muitas vezes eles acabam recebendo o conteúdo e não vêem uma aplicação. E aqui temos na prática a teoria em funcionamento, com a aplicação na questão da aerodinâmica, entre outras questões que envolvem a própria física dentro da competição. Então é muito interessante, muito legal e gostamos muito de participar. É uma proposta inovadora que contribui com o ensinamento dentro da sala de aula”, observou Boff.
Presença de campeão
Quem confirmou a presença e estará acompanhando a competição é o piloto profissional da Copa Hyundai HB20, Otávio Colle. O competidor é natural de Criciúma e iniciou sua trajetória no kart, sendo campeão de algumas etapas da Copa Sul Catarinense de Kart. 
Apoio
O Projeto Ciência da Velocidade, é organizado pelo curso de Engenharia de Materiais e Mecânica da Unesc e conta com o apoio da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UnoChapecó) e Universidade de Blumenau (FURB). A edição ainda conta com a parceria do Ministério de Ciência e Tecnologia, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e patrocínio das empresas Hipper Freios, Drax Sport, e Nações Shopping.
Confira as escolas e equipes finalistas:
Colégio Michel – Equipe Gigante Cor de Rosa – Criciúma
EEB João Dagostim – Equipe papa-Léguas – Criciúma
EEB José do Patrocínio – Equipes: Sem Fio, Colonos da Velocidade e Flash – Siderópolis
EEB Leovegildo – Equipes: Kamikaze e Torricelli – São José do Cerrito
EEB Professor Mauro Gonçalves Farias – Equipe: Fúria Rápida – São José do Cerrito
Alfa Rede de Ensino – Equipes: GPR e Alpha Motors
EEB João Colodel – Equipe Força Rosa – Turvo
EEB Meleiro – Equipe Ultralento – Meleiro
EEB Jacinto Machado – Equipe Power Rangers – Jacinto Machado
EEB Pedro Simon – Equipe Marcha Lenta – Ermo
EEB Quintino Folhiarini Dajori – Equipe Dajori Fast Team – Içara
EMEB Intinerante Maria Alice Wolff Souza – Equipe Tauras do Rancho – Lages.

Confira as escolas e equipes finalistas: