
Essa terça e quarta-feira (28 e 29/10) marcaram a etapa classificatória do projeto Ciência da Velocidade da Unesc Araranguá, reunindo 35 equipes do Extremo Sul catarinense em busca de quatro vagas para a grande final. A competição, que contou com a participação de estudantes de diversas escolas da região, culminou com a vitória da equipe Força Rosa, da Escola de Educação Básica João Colodel.
De acordo com o professor Felipe Zanette, coordenador do projeto, o nível da competição foi bastante elevado. “A competição foi muito acirrada e as equipes se esforçaram ao máximo pelo resultado. Ao longo das provas observamos o crescimento no desempenho dos competidores, com os tempos de pista baixando a cada nova rodada”, destacou.
O Ciência da Velocidade é uma iniciativa dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais da Unesc, além da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), da Universidade Comunitária da Região de Chapecó e da Universidade Regional de Blumenau. A final estadual está marcada para 22 de novembro no Nações Shopping em Criciúma, onde as equipes classificadas em Araranguá se juntarão aos melhores times de outras regiões para disputar a premiação total de R$12 mil.
O projeto contou com o apoio de instituições públicas e privadas, incluindo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além da Hipper Freios e do Nações Shopping, que cederá o espaço para a final estadual da competição.











