
O Centro de Memória e Documentação (Cedoc) Unesc está engajado em uma campanha de arrecadação de mídias analógicas e equipamentos eletrônicos em desuso. Entre os itens que estão sendo recebidos estão fitas VHS, fitas cassete (K7), rádios toca-fitas, aparelhos reprodutores e adaptadores compatíveis com essas tecnologias. O objetivo principal é a substituição das caixas, chamadas box, das fitas do acervo, muitas delas já danificadas pelo tempo.
Com as doações, o material recebido será avaliado e, caso contenha informações de importância histórica, institucional ou de pesquisa, será digitalizado e preservado, de acordo com normas técnicas e legais. Já o material que não for considerado importante para acervo, terá o conteúdo das fitas descartado, utilizando a caixa para substituição.
Conforme a historiadora do Cedoc, Liziane Acordi, após a conversão, os arquivos digitais poderão ser incorporados ao acervo do Centro e utilizados em ações educativas, exposições e pesquisas, sempre com respeito aos direitos autorais e de imagem.
“A campanha surge em um momento estratégico, já que atualmente estamos desenvolvendo um projeto de conversão de mídias que integram o acervo audiovisual sobre a memória operária da região, especialmente registros contidos em fitas VHS e K7. Esse material é fundamental para a preservação e a difusão da história do trabalho do Sul catarinense e de movimentos sindicais vinculados ao Sindicato dos Mineiros de Criciúma”, destaca Liziane.
Além disso, conforme a profissional, há também fitas institucionais da Universidade que precisam passar por processo de conversão, do analógico para o digital. “São registros de eventos, entrevistas, campanhas e produções acadêmicas que precisam ser preservados antes que os dados se percam em função da deterioração dos suportes físicos”, completa.
As doações podem ser entregues diretamente no Cedoc, localizado no Bloco Administrativo da Unesc, sala 5, de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h.
“Estamos trabalhando para evitar a perda de informações importantes e essa campanha é uma forma de envolver a comunidade nesse processo. Muitos equipamentos que estão parados podem fazer a diferença na preservação do patrimônio documental da região”, acrescenta a historiadora.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cedoc@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2740.