Arte e Cultura

Unesc celebra artistas durante a Semana de Ciência e Tecnologia

Talento Cultural chega à 11ª edição com apresentações musicais, performances ao vivo e lançamento de livros paralelamente à SCT. (Foto: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

Quem disse que cultura não combina com ciência e tecnologia? Na Unesc, a arte faz parte da Pesquisa, do Ensino e da Extensão. Prova disso é o Talento Cultural, que chega à 11ª edição integrando a programação da 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). O evento dá espaço ao potencial artístico de acadêmicos, professores, colaboradores e prestadores de serviço da Universidade.

“Os eventos paralelos são fundamentais, pois as pessoas debatem o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a cultura. E cultura é essa linguagem universal, transversal para todas as áreas, para todas as pessoas”, enfatiza a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita.

Programação

A programação do Talento Cultural teve início na segunda-feira (20/10) com Isaac de Oliveira, que encantou o público com apresentação de violino. Em seguida, o rapper V Negão levou as rimas para o palco. Na terça-feira (21/10), o piano de Job Malanga deu o tom da noite, seguido da apresentação com voz e violão de Milena Minatti.

Na quarta-feira (22/10), o público acompanhou o retrato em pintura feito ao vivo por Bruno Stern e a performance musical de Daniela Perfetti de Freitas. O encerramento ocorreu nesta quinta-feira (23/10), a partir das 18h, com as acadêmicas de Psicologia Jaqueline Medeiros e Marina Pagani, também na voz e violão.

“Nós avaliamos essa 11ª edição do Talento Cultural da Unesc como a mais potente, que teve o maior interesse de jovens universitários e também de pessoas da comunidade em vir conosco, dentro de um evento científico, para fazer as apresentações. E eu acredito também que tem uma inovação nisso, que é trazer artistas que estão fazendo trabalhos ao vivo como o Breno Stern, que fez a pintura de uma pesquisadora, que ficou sentada com ele lá no palco do Talento Cultural e que saiu com um presente, que foi o seu desenho no papel. E também o lançamento de vários livros, além das apresentações musicais que fizemos”, avalia Lenita.

Além do Talento Cultural, a SCT tem sido palco para outras manifestações artísticas. A Cia de Dança Unesc abriu a semana com apresentação especial de cinco bailarinas.

Visita guiada

Na quarta-feira, o Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte” recebeu visita guiada à exposição “Mutatis Mutandis: Quando a Arte se Propõe a Pensar o que Tem de ser Mudado”. Já na quinta-feira, foi a vez do Museu da Infância ser o destino das visitas, com a mostra “Ború: Escola e Museu como Jardins do Mundo”.

Encerrando a programação artística da Semana, na sexta-feira (24/10) será exibida a cinebiografia “Edi Balod: Linha de Frente”, às 19h, na Sala Edi Balod, no Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais.

SCT 2025

A 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc segue até o dia 25 de outubro, com uma ampla programação voltada à ciência, inovação e sustentabilidade. Neste ano, o tema é “Planeta Água – A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, em sintonia com o movimento nacional.

O evento conta com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A programação completa está disponível no site  unesc.net/sct2025.

Texto: Thiago Oliveira/Especial/Agecom/Unesc

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *