
A Unesc abriu na noite desta terça-feira (6/5), a 149ª exposição do Espaço Cultural Toque de Arte com a mostra “The True About Marina Costa e Sua Arte”. A artista, estudante da Universidade, apresenta uma seleção de obras expressionistas que retratam sua jornada pessoal de superação e autodescoberta por meio da arte.
A abertura reuniu estudantes, professores e apreciadores da arte, todos tocados pela força e sensibilidade das criações de Marina. A artista, que hoje cursa Artes Visuais na Unesc, compartilhou sua história com os presentes. “Eu cursava Medicina quando tive uma crise de ansiedade e fui internada. No hospital, entre várias atividades, havia o desenho. Comecei a desenhar e os médicos falaram que eu levava jeito. A arte foi o que me salvou. Publiquei os desenhos no Instagram, as pessoas gostaram, fui me aperfeiçoando em cursos com artistas e, desde então, realizei exposições no Brasil e no exterior. Agora, fico feliz em expor na Unesc”, explica.
Traços fortes e cores intensas
Com traços fortes, cores intensas, texturas marcantes e influência da moda, Marina adota a técnica do “rabisco”, na qual desenha diretamente com tinta, sem uso de borracha ou correções. A proposta transmite uma autenticidade crua e emocional, refletindo sua verdade em cada obra.
“É um trabalho espetacular, vejo identidade nesta exposição. A arte tem o poder de nos elevar ao sensível e expressar o que não conseguimos com palavras. Marina conseguiu traduzir o que tem dentro dela em traços, e isso nos permite vivenciar uma experiência única. Este momento é um presente para todos nós”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.
A exposição “The True About Marina Costa e Sua Arte” fica aberta ao público até o dia 12 de junho no Espaço Cultural Toque de Arte da Unesc. Uma oportunidade imperdível para conhecer a potência criativa de uma artista que transforma dor em beleza e emoção em cor.
“Que bom que conseguimos implantar a ideia das exposições. A partir do setor de Arte e Cultura, dos cursos, mas em especial da reitoria que acredita, apoia e investe, garantimos um trabalho em equipe que abraça os artistas e a cultura. Que possamos ajudar a pensar o quanto a arte pode confortar. Estamos felizes pela exposição e por receber uma obra que agora faz parte do acervo da Unesc”, declara a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita.
- Mostra retrata a trajetória de superação da artista, egressa da Universidade, e fica aberta ao público até 12 de junho. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)