A Sala Edi Balod da Unesc se tornou palco para a criatividade dos alunos do Centro de Educação Profissional Cedup e do Colégio Unesc, com a exposição de trabalhos desenvolvidos durante o projeto de extensão Sala de Aula / Sala de Exposição: Arte Contemporânea como Espaço de Formação. A mostra reúne criações dos estudantes do ensino médio, que participaram de oficinas voltadas à exploração da arte contemporânea como ferramenta de aprendizado e expressão.
Com o objetivo de ampliar a experiência educacional e artística, o projeto conecta o ensino médio ao universo artístico por meio de atividades interdisciplinares. A iniciativa inclui rodas de conversa, visitas guiadas a exposições, encontros com artistas e curadores, oficinas de criação e, culminando, a realização de uma exposição coletiva que celebra o aprendizado e a expressão criativa dos estudantes.
De acordo com as coordenadoras do projeto, professoras Daniele Zacarão e Aurélia Regina de Souza Honorato, a proposta não só potencializa o papel educativo da Sala Edi Balod, mas também ativa as escolas participantes como espaços de arte.
“Queremos que a arte ultrapasse os limites da sala de aula e chegue à galeria, ativando esses ambientes como espaços de formação, criatividade e senso crítico”, comenta Daniele. As professoras trabalham em conjunto com as bolsistas Bruna da Silva Ribeiro e Gabriela Benetti Selau, além da professora de Artes do Colégio Unesc, Francine Nazário Gomes, que conduz as atividades com os alunos.
O público-alvo inclui professores e estudantes de diferentes séries, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. A intenção é criar um ambiente de aprendizado que prepare alunos e educadores para ler o mundo de maneira crítica e transformadora, desenvolvendo autonomia e criatividade.
A visitação à mostra está aberta ao público, convidando a comunidade a prestigiar a criatividade e o talento dos jovens artistas.