A arte e a cultura são pilares essenciais da Unesc, e com a chegada de Dyane Rosa como maestrina do Coral Unesc, uma nova fase começa a se desenhar para o grupo. Cantora lírica e popular, mestre em Música, Dyane já era reconhecida pelo trabalho inclusivo como regente do Coral do Colégio Unesc, em que se destacou pela habilidade de motivar e aperfeiçoar talentos.
A reestreia oficial do Coral Unesc sob sua regência aconteceu durante a Quermesse, evento que segue até este sábado (9/11), em Criciúma. Para Dyane, a preparação foi intensa, com um mês e meio de ensaios e dedicação. “Nossa estreia foi especial. Trabalhamos de forma intensa com um grupo praticamente novo, mas que se mostrou super disposto e animado. A energia dessa turma foi visível no palco. É um privilégio estar à frente desse grupo, representando a nossa Unesc”, declara a maestrina, que se destaca ainda pela abordagem acolhedora e motivadora junto aos coralistas.
A reitora Luciane Bisognin Ceretta salienta a importância do Coral Unesc como um dos maiores símbolos da Universidade, refletindo a diversidade e o talento de sua comunidade acadêmica. “Estamos confiantes de que o grupo será ainda mais fortalecido com um repertório que valoriza as nossas raízes, ao mesmo tempo que abre portas para novas influências culturais. É com muito orgulho que recebemos nossa nova maestrina, que traz não apenas vasta experiência, mas também uma visão inovadora que certamente enriquecerá o trabalho do Coral Unesc”, afirma.
“Que nossa Universidade continue sendo um espaço onde a arte, a cultura e o conhecimento se entrelaçam, promovendo o aprendizado e a integração de todos os envolvidos”, acrescenta Luciane.
Incentivo
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão Gisele Coelho Lopes, reforça o compromisso da Instituição em apoiar e incentivar o desenvolvimento do Coral. “A arte é uma linguagem universal, capaz de tocar corações e unir pessoas, e é com esse espírito que seguimos promovendo a cultura dentro da nossa Universidade. Estamos juntos, com todo o apoio e incentivo necessários, para que o Coral Unesc continue sendo um instrumento de transformação, de aprendizado e de conexão para todos que fazem parte da nossa história”, cita.
A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, também compartilhou a sua visão sobre o novo momento. “Trabalhamos para decolonizar nossa proposta musical no canto coral, explorando um repertório mais diversificado e autêntico. Queremos incluir mais canções latinas e brasileiras, que trarão uma nova energia e emoção para o grupo. Vai ser uma experiência incrível”, comenta Amalhene.
O próximo compromisso do grupo será no Encontro de Corais da Acafe, no dia 21 de novembro, na Univali, em Itajaí.
Currículo
Dyane Rosa é mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, licenciada em música pela mesma Universidade, onde cursou regência com o Professor Doutor Sérgio Luiz Figueiredo. É soprano lírica e estuda Canto Lírico desde os 19 anos de idade. Teve aulas com professores renomados do Canto Erudito. Em Florianópolis participou do Polyphonia Khoros e do Coral da Udesc, auxiliando como preparadora vocal deste último. No naipe de soprano, Dyane participou do coro de duas óperas: “Elixir do Amor” e de “La Traviata”, participando também do Coro da Nona Sinfonia de Beethoven, entre outros concertos.
Em março de 2011 teve importante audição com o Maestro João Carlos Martins. Em 2013 foi convidada pelo maestro a reger os corais da Fundação Bachiana, no qual trabalhou por seis anos. Em 2016 finaliza o trabalho na Fundação, também a convite do maestro, com a regência e formação de um Coral formado por refugiados: “Coral todos somos iguais”. Em São Paulo, cantou vários eventos como soprano e cursou Canto Erudito no Conservatório do Estado de São Paulo (Emesp). Atualmente rege dois corais em Criciúma, o Coral Unesc e o Coral Infanto-juvenil do Colégio Unesc.