As expressões artísticas e culturais tão valorizadas na Unesc mais uma vez ultrapassarão os limites do campus. A Cia de Dança da Universidade participa, nesta sexta-feira (8/4), da 10ª edição do Festival Nacional Universitário de Dança de Itajaí (Fenudi). O evento reúne grupos de universidades de todo o país, escolhidos para a participação entre os melhores do Brasil.
O encontro, conforme a coreógrafa e coordenadora da Cia, Viviane Candiotto, proporciona a troca de saberes entre grupos, todos de nível excelente, o que significa uma honra para os integrantes da Unesc. “Trata-se de um festival não competitivo que estimula o aprimoramento técnico dos bailarinos em oficinas e por meio da avaliação feita por especialistas das apresentações coreográficas dos grupos participantes. O evento é aberto a toda população de forma gratuita na mostra itinerante que ocorre na Casa da Cultura Dide Brandão, bem como, na mostra principal, no Teatro Adelaide Konder e em live de mostra de vídeos no YouTube”, pontua.
O grupo levará aos palcos de Itajaí a apresentação “El Camino del Zapata”, de autoria de Viviane Candiotto, um trabalho coreográfico de pesquisa para abertura do Congresso Íbero-Americano em 2021. “Trata-se de uma coreografia que busca representar a identidade cultural que une os povos mexicanos em todo o país pelo movimento revolucionário Zapatismo, movimento social que luta pelo direito ao acesso à terra e condições de bem viver dos povos originários, das comunidades camponesas e de poluções marginalizadas pelas políticas neoliberais do Estado mexicano contemporâneo”, explica a professora.
O convite, de acordo com a coordenadora, foi recebido com orgulho por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, representada pela diretora da pasta, Fernanda Sônego, e pela coordenadora de Arte e Cultura da Unec, Amalhene Baesso Reddig.