Duas turmas de alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Içara visitaram o campus da Unesc nesta semana para apreciação dos trabalhos da exposição do IV Coletiva de Artistas do Sul. Os estudantes, acompanhados dos professores de Artes, Marcos Santos e Jéssica Landin, foram recebidos pelos artistas Zé Ronconi e Angelica Neumaier, com quem conversaram sobre os trabalhos da exposição do IV Coletiva de Artistas do Sul.
Segundo a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a exposição foi prorrogada, tamanho sucesso da proposta. “Prorrogamos por mais três meses, destacando os trabalhos inseridos no âmbito do Patrimônio Cultural Catarinense. O desenvolvimento de projetos culturais da Unesc, subsidiados por leis de incentivo, acolhe autores regionais, que ao terem seus projetos aprovados em nossos editais são contemplados com recursos financeiros. Ampliar a formação cultural de acadêmicos, professores, colaboradores e da comunidade, a partir da articulação dos projetos culturais com o ensino, a pesquisa e a extensão tem sido nossa prática há 21 anos”, destaca.
Segundo a Professora do Curso de Artes Visuais que participa da proposta enquanto artista e mediadora, a experiência foi desafiadora. “Os trinta alunos visitantes mostraram muito interesse pelas obras. O encontro também foi enriquecedor para discutirmos com o grupo sobre o patrimônio material e imaterial da região. Todos ficaram curiosos, pois não conheciam ainda a Universidade, razão para registros de fotos, vídeos, selfies e muitas perguntas”, finaliza.
O Projeto 4ª Coletiva de Artistas do Sul é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura por meio do patrocínio de Bistek Supermercados, Giassi Supermercados, Anjo Tintas e Construtora Locks. A realização é da Unesc e do Governo Federal por intermédio da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.