As artistas Angélica Neumaier e Fernanda Baldin tiveram suas obras selecionadas entre produções artísticas nas diferentes linguagens das artes visuais como pintura, escultura, desenho e gravura no Edital n° 357/2021, do Espaço Cultural Unesc Toque de Arte em 2022. O edital foi destinado à realização de exposições temporárias de produções artísticas, visando contribuir para a dinamização das atividades culturais da Universidade, consolidando seu papel como centro de formação, reflexão e referência sobre arte para a comunidade acadêmica e público em geral.
Os projetos selecionados, intitulados de “[Caminhar, coletar, imprimir]” e “Seres”, foram avaliados pela comissão formada por Mikael Miziescki, Alan Figueiredo Cichela e Cristine Nasário Gomes.
Para a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Instituição segue cumprindo a missão do que se refere às políticas de cultura da Universidade. “Lançamos o Edital de Exposições Temporárias no final de 2021, oportunizando artistas para expor no Espaço Cultural Unesc Toque de Arte, equipamento cultural com 21 anos de atuação. Continuamos trabalhando também na perspectiva de oportunizar amplo acesso à cultura a partir de visitas mediadas de forma presencial ou virtual”, destaca.
Segundo Cristine Nasário Gomes, uma das avaliadoras do edital, durante o processo de seleção a equipe recebeu inúmeros trabalhos que refletiam o percurso artístico dos artistas envolvidos nos projetos. “Foi muito valiosa a participação nestes processos de avaliação para conhecer ainda mais sobre os trabalhos artísticos realizados em nossa região”, destaca.
A participação ativa de artistas da região, para o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, demonstra a importância da Universidade no meio artístico regional. “A Unesc é um espaço democrático e viabilizar editais públicos de cultura como maneira de consolidar a missão do Setor de Arte e Cultura da Unesc, de desenvolver ações como processo de formação aos artistas”, acrescenta.
As datas para as exposições ainda estão sob análise do Setor de Arte e Cultura.
O edital de divulgação dos selecionados pode ser acessado aqui: http://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/20742.pdf?1646855517
Confira o perfil dos avaliadores:
Mikael Miziescki
Professor licenciado em Artes Visuais (2015) e especialista em Teoria e História da Arte (2018), ambos pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, e mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade (2021) pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. É Coordenador de Cultura do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Ensino da Arte, Artes Visuais e História da Arte. Leciona como professor de Artes em escolas públicas da região da AMESC. Possui pesquisas abertas em torno dos estereótipos na arte, na sociedade e na educação, além de inquietações relacionadas a experiência, estética, arte contemporânea, patrimônio cultural e patrimônio artístico. Foi vencedor do prêmio Educador Nota 10 como um dos dez melhores professores do Brasil em 2018. Recebeu o título de Cidadão Honorário (2018) pela Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Morro Grande/SC e o Diploma do Mérito Educacional (2021) pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina – CEE/SC. É Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, nomeado pelo Ministério da Educação (MEC) e Presidência da República Federativa do Brasil (2018).
Alan Figueiredo Cichela
Artista Visual e Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, vinculado ao curso de Artes Visuais Bacharelado e Licenciatura. Mestre em História, Teoria e Crítica pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2019). Especialista em Educação Estética: Arte e as Perspectivas Contemporâneas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2010). Graduado em Arte Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2005). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho, pintura, história da arte e arte sequencial.
Cristine Nasário Gomes
Bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Pós-graduanda em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (Senac). Foi membro de comissões julgadoras em editais de exposições temporárias da Fundação Cultural de Criciúma e realizou curadorias no projeto Circuito Sesc de Música (2014) e no Programa de Residência Artística do projeto ArteSesc Confluências (2016) do Sesc Santa Catarina. Foi coordenadora da Galeria de Arte Otávia Gaidzinski, Galeria da Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira e Galeria de Arte Contemporânea da Fundação Cultural de Criciúma (2007 a 2009). Experiência na área de produção cultural, articulação, seleção e produção de projetos culturais, atua na unidade do Sesc Criciúma desde 2009.