Um dia para vivenciar a arte e se reencantar com obras expostas na Unesc. Assim foi a terça-feira (29/9) da turma da disciplina Arte Catarinense, do Curso de Artes Visuais da Universidade. Conduzidos pela Professora Daniele Zacarão, os estudantes visitaram à exposição Reminiscências Poéticas, de José Carlos da Rocha, em uma experiência acompanhada pela mediadora cultural Alice Meis, do Setor de Arte e Cultura da Instituição. Além da ida ao espaço físico, também foi realizada uma transmissão ao vivo, via google meet, com os demais alunos que não conseguem ir a aula presencial.
Conforme Daniele, as exposições de arte são importantes espaços de formação para o curso de Artes Visuais, um dos motivos para o momento especial. “Estávamos com saudades de ter um contato mais próximo com a produção dos artistas. Foi uma experiência revigorante. A mediação foi envolvente, atendendo o espaço físico e virtual. Todos puderam compartilhar suas percepções. Reminiscências Poéticas é um trabalho que nos toca, nos sensibiliza e nos transforma. As produções artísticas narram a experiência de crescer em uma cidade carbonífera. São reminiscências do artista que se misturam com as nossas próprias memórias. Lindo e inspirador”, evidenciou.
Mediadora, Alice também deu destaque a oportunidade de vivenciar a arte em um contato mais próximo. “Foi encantador ver e ouvir dos alunos a felicidade de estarem de volta a Unesc e ao espaço expositivo.”, contou. A exposição está aberta para visitação até dia 24 de outubro no Espaço Cultural Unesc Toque de Arte, localizado no Bloco Administrativo. Também existe a possibilidade de mediação virtual, com agendamento prévio, e um material de suporte foi construído para que professores possam utilizar em suas aulas como o conteúdo educativo online:
· Documento com informações da exposição, artista, obras, espaço cultural e sugestão de ação educativa
· Vídeo do processo de montagem da exposição
· Vídeo da abertura da exposição e diálogo com o artista
Espaço Cultural Unesc Toque de Arte completa 20 anos
Reminiscências Poéticas é a exposição número 129 do Espaço. O trabalho foi aprovada no edital número 076/2020, com a temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”, e pertence ao Projeto Exposições Temporárias do Espaço Cultural “Toque de Arte” Unesc, contemplado pelo edital Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura e Artes – Edição 2019, uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da FCC (Fundação Catarinense de Cultura).
Toque de Arte tem como objetivo incentivar a produção e a difusão da cultura, oportunizando o intercâmbio de conhecimentos entre a Universidade e a comunidade e contribuindo para o Acervo Artístico e Cultural da Unesc. “O campus é sempre um convite a apreciação. Viver a Unesc também passa por frequentar as exposições do Espaço Cultural, que há vinte anos se propõe a diálogos com a cultura, a arte e o público”, frisou Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor Arte e Cultura.
Estas duas décadas de existência foram acompanhadas de manifestações artísticas como performance, música, dança e lançamento de livros. “Nossa formação cultural tem a ver com o que acessamos cotidianamente e isso nos nutre esteticamente, ampliando nossa capacidade de reflexão e convívio social”, completou Amalhene.