Ações Comunitárias

Unesc leva orientações sobre o
Imposto de Renda ao Paço Municipal

Iniciativa estimula contribuintes a destinarem parte do IR para os fundos da Infância e da Pessoa Idosa. (Fotos: Décio Batista/Agecom Unesc)

Unesc e Governo de Criciúma lançaram na tarde desta terça-feira (1º/4), a campanha do Imposto de Renda 2025 com foco na destinação solidária. O ato de abertura foi realizado no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris e tem o objetivo de incentivar contribuintes a destinar até 6% do Imposto de Renda devido aos fundos municipais,  sendo 3% para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e 3% para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI).

A iniciativa é realizada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Pessoa Idosa (CMDPI), em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unesc, o curso de Ciências Contábeis da universidade e o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (Sindicont).

“A Unesc tem o compromisso de estar ao lado da comunidade, promovendo iniciativas que impactam positivamente a vida das pessoas. A campanha de destinação solidária do Imposto de Renda é um exemplo claro de como conhecimento e cidadania podem andar juntos. Por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal e do curso de Ciências Contábeis, orientamos os contribuintes para que possam fazer parte dessa corrente do bem’, salienta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Contribuição

A campanha segue com ações educativas e orientações durante todo o período da declaração do IRPF. No dia 12 de abril, será realizada a 16ª edição do projeto Imposto de Renda na Praça, promovido pelo curso de Ciências Contábeis, por meio do NAF, com a parceria da Receita Federal.

“A destinação de parte do imposto para projetos sociais é a forma mais rápida e benéfica que os criciumenses têm de exercer o direito de cidadão. Esses valores são muito importantes e fazem uma grande diferença na vida de crianças e adolescentes beneficiados por projetos sociais do município”, afirma o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

Responsável por orientar os contribuintes sobre o processo de destinação, o coordenador do NAF/Unesc, Manoel Menegali, diz que,  durante o período de declaração do Imposto de Renda, a população é orientada sobre como contribuir com crianças, adolescentes e idosos no ato da declaração. “Quem optar pelo modelo completo pode destinar parte do imposto devido aos fundos municipais, e mesmo quem tem restituição a receber pode contribuir. Nesse caso, o valor doado será posteriormente acrescido ao montante a ser devolvido pela Receita Federal”, fala.

Durante a solenidade, o presidente do CMDPI, Edson dos Santos Silva, destacou a importância da informação para ampliar a participação. “Muitas pessoas não sabem que é possível doar parte do seu imposto para os fundos municipais. Muitos pensam que é descontado um valor a mais, mas, na verdade, é uma doação sem custo, pois o valor é deduzido do próprio imposto devido”, enfatiza.

Já o presidente do CMDCA, Andrey Manoel dos Santos, reforçou que a campanha é uma forma de garantir que os recursos permaneçam na cidade e beneficiem diretamente quem mais precisa. “Essas doações representam a continuidade de projetos fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. É um gesto simples que fortalece ações sociais e faz a diferença na vida de muitas famílias”, ressalta.

Parcerias

A iniciativa é realizada em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), Prefeitura Municipal de Criciúma, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Instituição, Sindicato dos Contabilistas de Criciúma (Sindicont) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul SC), Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma (CDL), Fundação Cultural de Criciúma e Secretaria Municipal de Assistência Social. Patrocinadores: Thomson Reuters, Sicred e Ferreira, Nascimento & Costa, Advocacia Empresarial (FN&C).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *