O Projeto Movimento Pela Paz (MOP), foi reconhecido com o Prêmio Ana Zugno, na categoria Socioemocionais, que considerava iniciativas que estimulam o respeito, a empatia e o bem-estar coletivo.
A iniciativa já foi executada em 23 escolas de nível fundamental de Criciúma e contemplou aproximadamente 1,3 mil estudantes. As ações promovem cultura de paz por meio de diversas temáticas.
“O Brasil ocupa a posição 130 no Global Peace Index, que é o ranking da paz mundial. Nos últimos cinco anos, mais de 35 mil crianças e adolescentes sofreram algum tipo violência no Brasil. Atuar no fomento à cultura de paz é o desafio das instituições sociais, de ensino e saúde”, salienta o coordenador do projeto, Jacks Soratto.
A premiação levou em conta uma série de critérios avaliativos que contemplam pré-seleção composta por uma banca que avaliou os requisitos estabelecidos no edital. Após essa etapa, os trabalhos passaram por análise de um banca de especialista externa que levou em consideração diversos aspectos do projetos como impacto; viabilidade; originalidade; replicabilidade; aderência à missão institucional e sustentabilidade.
“Esse é um reconhecimento de um trabalho de muito amor, carinho e dedicação. As crianças que têm passado pelo projeto, saem diferentes. Os pais percebem essa diferença, e a sociedade colhe os frutos desses agentes da paz”, fala a professora responsável pelo projeto no Bairro da Juventude, Josiane Cardoso.