Os 58 estudantes do curso profissionalizante de Cozinheiro Industrial, do Bairro da Juventude, tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (5/3). As turmas da manhã e da tarde tiveram o primeiro encontro com a equipe do projeto de extensão da Unesc, que desenvolve ações para despertar o empreendedorismo nos jovens e adolescentes. Em 2020, o projeto do curso de Administração da Universidade chega ao seu décimo ano no Bairro da Juventude e, ao longo de sua trajetória, já capacitou mais de 500 alunos dos diversos cursos do Centro Profissionalizante (CEP) do Bairro.
Segundo o coordenador do projeto “Empreendedorismo e Planos de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude”, Abel de Souza, o objetivo é estimular jovens e adolescentes na geração de trabalho e renda, com inclusão social, por meio de capacitação empreendedora. Para isso, professores e acadêmicos de Administração compartilham o conhecimento por meio de oficinas e atividades, que acontecem semanalmente.
O projeto de extensão faz parte do Programa de Orientação ao Pequeno Empreendedor (Pope). “Abordamos o empreendedorismo tanto para eles serem donos ou funcionários. É possível empreender mesmo não sendo proprietário do negócio. O empreendedor é aquele que está sempre buscando algo novo, diferente”, afirma.
A estudante da oitava fase do curso de Administração da Unesc, Laura Godinho Bettiol, entrou em seu terceiro ano como participante do projeto e, nesta quinta-feira, iniciou as atividades com a turma de 2020 (cada ano o trabalho ocorre com um curso profissionalizante). No primeiro contato, houve a apresentação do projeto e dos participantes e a troca de informações entre os alunos do Bairro da Juventude e a equipe da Unesc. Por último, foi realizada a dinâmica “Roda da Vida”, em que os alunos distribuíram os seus níveis de satisfação nas seguintes áreas: qualidade de vida, pessoal, relacionamento e profissional. Posteriormente, eles analisavam e refletiam sobre o resultado.
Segundo Laura, ter o contato com os jovens e adolescentes do Bairro da Juventude tem agregado na vida acadêmica e pessoal. “Participar do projeto me engrandece. Essa troca me ensina muito: a ser mais humana, a valorizar as pequenas coisas e todas as vitórias, além de me incentivar a ser uma profissional com um olhar diferente”.
E não são apenas os participantes do projeto que aprendem. O professor do curso profissionalizante de Cozinheiro Industrial, Cleiton Machado, conta que, ao acompanhar os encontros, apreende informações úteis inclusive para o seu trabalho como professor. “Há muitas formas de empreender e, ao acompanhar o projeto, novas ideias surgem”, conta Machado, que iniciou a carreira após fazer o curso profissionalizante de Panificação do Bairro da Juventude.
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing